Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Resistências dos materiais

Resistências dos materiais

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Comentários: 4
Resistências dos materiais

A resistência dos materiais é uma das disciplinas estudadas no curso básico de Engenharia, baseando-se em análises de tensão e deformação conforme esforços aplicados em um determinado material; sendo utilizados para projetar estruturas, máquinas e equipamentos dos mais variados tipos.

O início das evidências do conhecimento deste campo se deu por meio das construções das pirâmides egípcias, contudo foi durante o renascimento (século XVII) que os estudos a respeito da resistência dos materiais, assim como as áreas científicas foram revividos.

Os primeiros trabalhos encontrados foram o de Leonardo da Vinci (1452 – 1519) que a partir de sua análise de resistência de vigas, observou as forças atuantes nas estruturas. Os romanos também ajudaram nesses estudos, aplicando- o em situações práticas com os monumentos e templos da época, que são mantidas até hoje.

Atualmente, todos os estudos relacionados à área de materiais são utilizados em especial na construção civil: em casa, prédios e pontes; dimensionando seus componentes estruturais de tal forma que suporte determinado esforço e condições que o material será aplicado.

Em uma peça estrutural também chamada de corpo, existe uma Tensão, ou seja, uma força aplicada em uma determinada área conhecida como pressão, conforme a equação:

Tensão= Força/Área = N/m2 = N/106mm2
Tensão= Pa(Unidade SI de Pressão)

A tensão é classificada a partir da forma que a carga é aplicada à seção, ou seja, tensão Normal ou Axial implica que a carga é penpendicular à seção e de Cisalhamento é aplicada em paralelo a seção. Além da tensão, um corpo pode sofrer modificações em determinados pontos de sua estrutura, conhecido como deformação.

Cada material pode sofrer um tipo de tensão e deformação conforme suas propriedades (como resistência a calor e corrosão);e de acordo com sua natureza, como: metais, ligas, madeiras, litoides, poliméricos entre outros; e conforme suas aplicações em vigas, pilares, treliças, barras e outras estruturas.

Sem dúvidas a Resistências dos materiais, assim como todas as áreas das ciências exatas foram desenvolvidas para auxiliar os seres humanos, em especial no desenvolvimento de construções mais seguras, ou seja, esforços que será aplicado e sustentáveis (materiais corretos para o determinado fim) utlizando o melhor custo- benefício para todos.


Bruna Miranda

Título: Resistências dos materiais

Autor: Bruna Miranda (todos os textos)

Visitas: 0

637 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    31-07-2014 às 02:43:26

    Ainda bem que cada disciplina que estudamos tem um objetivo. Assim, sabemos o quão ela é importante para o aprendizado. Essa matéria de resistência de materiais é bem interessante e fundamental, visto que para construir prédios é preciso conhecê-la bem. Parabéns pela explicação.

    ¬ Responder
  • Aline Estéfane de Miranda

    16-09-2012 às 03:21:13

    Ainda não aprendi nada sobre essa matéria, mas futuramente gostaria de estudar por ser uma Área interessante.
    Seu texto ficou muito bom, parabéns!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoWallace Randal

    12-09-2012 às 14:00:21

    Tive esta matéria em um dos meus períodos de faculdade, e realmente é muito interessante estudar as propriedades dos materiais em escala nano métrica. E há também as forças externas que atuam em um corpo, como a tensão, que você mesma disse. Há outras forças, como a gravidade e a força normal, e todas são fundamentais para analisar um corpo. É uma área de estudo muito interessante.

    ¬ Responder
  • Wallace RandalWallace Randal

    10-09-2012 às 18:03:56

    Muito legal Bruna!

    ¬ Responder

Comentários - Resistências dos materiais

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios