Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Resistências dos materiais

Resistências dos materiais

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Comentários: 4
Resistências dos materiais

A resistência dos materiais é uma das disciplinas estudadas no curso básico de Engenharia, baseando-se em análises de tensão e deformação conforme esforços aplicados em um determinado material; sendo utilizados para projetar estruturas, máquinas e equipamentos dos mais variados tipos.

O início das evidências do conhecimento deste campo se deu por meio das construções das pirâmides egípcias, contudo foi durante o renascimento (século XVII) que os estudos a respeito da resistência dos materiais, assim como as áreas científicas foram revividos.

Os primeiros trabalhos encontrados foram o de Leonardo da Vinci (1452 – 1519) que a partir de sua análise de resistência de vigas, observou as forças atuantes nas estruturas. Os romanos também ajudaram nesses estudos, aplicando- o em situações práticas com os monumentos e templos da época, que são mantidas até hoje.

Atualmente, todos os estudos relacionados à área de materiais são utilizados em especial na construção civil: em casa, prédios e pontes; dimensionando seus componentes estruturais de tal forma que suporte determinado esforço e condições que o material será aplicado.

Em uma peça estrutural também chamada de corpo, existe uma Tensão, ou seja, uma força aplicada em uma determinada área conhecida como pressão, conforme a equação:

Tensão= Força/Área = N/m2 = N/106mm2
Tensão= Pa(Unidade SI de Pressão)

A tensão é classificada a partir da forma que a carga é aplicada à seção, ou seja, tensão Normal ou Axial implica que a carga é penpendicular à seção e de Cisalhamento é aplicada em paralelo a seção. Além da tensão, um corpo pode sofrer modificações em determinados pontos de sua estrutura, conhecido como deformação.

Cada material pode sofrer um tipo de tensão e deformação conforme suas propriedades (como resistência a calor e corrosão);e de acordo com sua natureza, como: metais, ligas, madeiras, litoides, poliméricos entre outros; e conforme suas aplicações em vigas, pilares, treliças, barras e outras estruturas.

Sem dúvidas a Resistências dos materiais, assim como todas as áreas das ciências exatas foram desenvolvidas para auxiliar os seres humanos, em especial no desenvolvimento de construções mais seguras, ou seja, esforços que será aplicado e sustentáveis (materiais corretos para o determinado fim) utlizando o melhor custo- benefício para todos.


Bruna Miranda

Título: Resistências dos materiais

Autor: Bruna Miranda (todos os textos)

Visitas: 0

637 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    31-07-2014 às 02:43:26

    Ainda bem que cada disciplina que estudamos tem um objetivo. Assim, sabemos o quão ela é importante para o aprendizado. Essa matéria de resistência de materiais é bem interessante e fundamental, visto que para construir prédios é preciso conhecê-la bem. Parabéns pela explicação.

    ¬ Responder
  • Aline Estéfane de Miranda

    16-09-2012 às 03:21:13

    Ainda não aprendi nada sobre essa matéria, mas futuramente gostaria de estudar por ser uma Área interessante.
    Seu texto ficou muito bom, parabéns!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoWallace Randal

    12-09-2012 às 14:00:21

    Tive esta matéria em um dos meus períodos de faculdade, e realmente é muito interessante estudar as propriedades dos materiais em escala nano métrica. E há também as forças externas que atuam em um corpo, como a tensão, que você mesma disse. Há outras forças, como a gravidade e a força normal, e todas são fundamentais para analisar um corpo. É uma área de estudo muito interessante.

    ¬ Responder
  • Wallace RandalWallace Randal

    10-09-2012 às 18:03:56

    Muito legal Bruna!

    ¬ Responder

Comentários - Resistências dos materiais

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios