Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Resistências dos materiais

Resistências dos materiais

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Comentários: 4
Resistências dos materiais

A resistência dos materiais é uma das disciplinas estudadas no curso básico de Engenharia, baseando-se em análises de tensão e deformação conforme esforços aplicados em um determinado material; sendo utilizados para projetar estruturas, máquinas e equipamentos dos mais variados tipos.

O início das evidências do conhecimento deste campo se deu por meio das construções das pirâmides egípcias, contudo foi durante o renascimento (século XVII) que os estudos a respeito da resistência dos materiais, assim como as áreas científicas foram revividos.

Os primeiros trabalhos encontrados foram o de Leonardo da Vinci (1452 – 1519) que a partir de sua análise de resistência de vigas, observou as forças atuantes nas estruturas. Os romanos também ajudaram nesses estudos, aplicando- o em situações práticas com os monumentos e templos da época, que são mantidas até hoje.

Atualmente, todos os estudos relacionados à área de materiais são utilizados em especial na construção civil: em casa, prédios e pontes; dimensionando seus componentes estruturais de tal forma que suporte determinado esforço e condições que o material será aplicado.

Em uma peça estrutural também chamada de corpo, existe uma Tensão, ou seja, uma força aplicada em uma determinada área conhecida como pressão, conforme a equação:

Tensão= Força/Área = N/m2 = N/106mm2
Tensão= Pa(Unidade SI de Pressão)

A tensão é classificada a partir da forma que a carga é aplicada à seção, ou seja, tensão Normal ou Axial implica que a carga é penpendicular à seção e de Cisalhamento é aplicada em paralelo a seção. Além da tensão, um corpo pode sofrer modificações em determinados pontos de sua estrutura, conhecido como deformação.

Cada material pode sofrer um tipo de tensão e deformação conforme suas propriedades (como resistência a calor e corrosão);e de acordo com sua natureza, como: metais, ligas, madeiras, litoides, poliméricos entre outros; e conforme suas aplicações em vigas, pilares, treliças, barras e outras estruturas.

Sem dúvidas a Resistências dos materiais, assim como todas as áreas das ciências exatas foram desenvolvidas para auxiliar os seres humanos, em especial no desenvolvimento de construções mais seguras, ou seja, esforços que será aplicado e sustentáveis (materiais corretos para o determinado fim) utlizando o melhor custo- benefício para todos.


Bruna Miranda

Título: Resistências dos materiais

Autor: Bruna Miranda (todos os textos)

Visitas: 0

637 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    31-07-2014 às 02:43:26

    Ainda bem que cada disciplina que estudamos tem um objetivo. Assim, sabemos o quão ela é importante para o aprendizado. Essa matéria de resistência de materiais é bem interessante e fundamental, visto que para construir prédios é preciso conhecê-la bem. Parabéns pela explicação.

    ¬ Responder
  • Aline Estéfane de Miranda

    16-09-2012 às 03:21:13

    Ainda não aprendi nada sobre essa matéria, mas futuramente gostaria de estudar por ser uma Área interessante.
    Seu texto ficou muito bom, parabéns!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoWallace Randal

    12-09-2012 às 14:00:21

    Tive esta matéria em um dos meus períodos de faculdade, e realmente é muito interessante estudar as propriedades dos materiais em escala nano métrica. E há também as forças externas que atuam em um corpo, como a tensão, que você mesma disse. Há outras forças, como a gravidade e a força normal, e todas são fundamentais para analisar um corpo. É uma área de estudo muito interessante.

    ¬ Responder
  • Wallace RandalWallace Randal

    10-09-2012 às 18:03:56

    Muito legal Bruna!

    ¬ Responder

Comentários - Resistências dos materiais

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Estratégia do arco-íris

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Serviços
Estratégia do arco-íris\"Rua
Pessoas comuns estão a descobrir novas estratégias que supostamente fazem dinheiro rápido. Mas, a verdade da questão é que, isso é quase impossível. Ao longo de sua jornada de negociação, vai experimentar algumas vitórias e derrotas. Então, vejamos uma das estratégias que irá produzir mais vitórias do que derrotas: a estratégia do arco-íris. Esta é uma estratégia muito poderosa que qualquer um pode utilizar, especialmente novatos lá fora. Se é novo no comércio de opções binárias e gostaria de ganhar dinheiro online, esta é a estratégia ideal para si.

A estratégia do arco-íris envolve um período de 6, 14 e 26 períodos, períodos de média móvel exponencial. Estes permitem filtrar os movimentos menores no mercado e dar-lhe uma visão clara da tendência.

O mercado está numa tendência alta quando o período de 6 EMA está no topo dos 14 períodos EMA e dos 26 períodos EMA. A tendência baixa ocorre quando as EMA cruzam-se. Agora, os 26 períodos EMA devem estar no topo da EMA de 14 períodos. Em tendências altas, os comerciantes devem concentrar-se principalmente em opções de compra.

Uma opção de compra pode ser acionada quando o preço para baixo remonta à EMA 14 e começa a mover-se para cima. Uma opção de venda pode ser acionada quando o preço refaz para cima, e os períodos EMA 14 começam a mover-se para baixo.

As vantagens desta estratégia é que muitos dos sinais são precisos e não requerem muita análise para fazer um bom negócio. Com a gestão de risco adequada, pode fazer desta a sua principal estratégia. Mas, antes de tomar essa decisão, saiba que existem algumas desvantagens. O preço às vezes pode ir além dos 14 períodos de EMA. Alguns comerciantes podem não saber como reagir a isso.

Além disso, mesmo se os mercados são tendências, ainda existe a possibilidade de dar sinais falsos, mas com a gestão de riscos aplicadas, esses sinais falsos não causam muito dano. Combinar esta estratégia com coisas como Fibonacci, linhas de tendência ou médias móveis podem ajudar a reduzir as chances de perdas.

Em geral, a estratégia do arco-íris é um grande indicador. Ele faz maravilhas nos mercados de tendências e é muito fácil de usar para os comerciantes de todos os níveis. No fim de contas, é apenas uma questão de fazer uma boa gestão de risco. É uma ótima estratégia para iniciantes começarem a usar e obterem vitórias, experiência e bastante dinheiro.

Pesquisar mais textos:

Jerónimo Diogo Magalhães

Título:Estratégia do arco-íris

Autor:Jerónimo Diogo Magalhães(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios