Reconhecimento versus Fama.
Quando somos reconhecidos por aquilo que somos ou por aquilo que fazemos sentimos um bem-estar tão grande que isso nos impulsiona a fazer mais do mesmo. É uma motivação para avançarmos na direção certa. No entanto há quem pense que a fama que se ganha por se ser reconhecido pode ser prejudicial e acabar com a vida privada da mesma. Até certo ponto posso concordar com essa mesma opinião na medida em que a fama de um ator, cantor ou qualquer outra figura pública mais mediática, tem de facto momentos de fama tão exagerados como os próprios fãs. Hoje em dia é muito comum ver-se fãs de cantores por exemplo: aos gritos no meio da rua só porque o cantor passou. Realmente esse não é o reconhecimento de que falo.
O reconhecimento tem mais significado que de a simples fama. No caso dos escritores, por exemplo, a fama é muito relativa. O que interessa a um escritor, e eu posso falar por experiência própria, é ver a alegria de alguém que lê os seus livros ou manuscritos. É ver a expressão radiante de alguém com apreço sincero a pedir gentilmente um autógrafo num livro escrito pelo autor. É ver alguém embrenhado na leitura de um livro que nos é familiar. É partilhar as nossas vivências com os leitores e sermos compreendidos pelos mesmos.
Para mim o reconhecimento profissional é uma das coisas mais importantes da minha vida de escritora. A fama como digo é relativa. É algo que vem como acréscimo e para mim não é algo importante. A fama é uma coisa rápida e passageira, que desaparece, quando aparece alguém mais novo e mais interessante. O reconhecimento é precisamente o contrário. É algo se constroi ao longo da vida. E mesmo que apareça alguém mais novo, não muda aquilo que a pessoa é nem muda a forma como é visto.
Assim sendo o que é melhor, fama ou reconhecimento? Para mim, sem dúvida que é melhor o reconhecimento.
Comentários ( 5 ) recentes
- Sophia
26-05-2014 às 06:45:16Concordo que o reconhecimento é de muita valia, até mesmo da fama. Ser reconhecido pelo que se ama fazer é demais! As pessoas te curtirem, gostarem do seu trabalho, quererem aprender com você é fantástico mesmo!
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia - Carla Horta
16-09-2012 às 21:24:51Ora aqui está um texto onde se consegue perceber perfeitamente a diferença entre a fama e o reconhecimento. Lamentavelmente existem jovens que não sabem ver a diferença. A fama atinge-se num ápice numa sociedade que vende imagem a torto e a direito. O reconhecimento obtêm-se com trabalho, com esforço e dedicação. Parabéns pelo tema.
¬ Responder - Jovita Capitão
21-09-2012 às 19:29:19Carla Horta, muito obrigada pela sua apreciação.
¬ Responder
Cumprimentos,
Jovita Capitão. - Sofia Nunes
11-09-2012 às 16:44:00Concordo em absoluto com esta análise que opõe a fama ao reconhecimento. De facto, a fama está, regra geral, reservada para os artistas predilectos das massas, nunca para as pessoas e grupos que contribuem verdadeiramente para o avanço cultural ou científico. Mesmo se nos restringirmos ao mundo do espectáculo, os atores e músicos que são alvo de maior reconhecimento artístico não são os mais famosos, não são aqueles cuja vida privada faz capa de revista.
¬ Responder - Jovita Capitão
12-09-2012 às 13:43:44Sem dúvida, Sofia Nunes. E ainda bem que assim o é.Obrigada pelo seu comentário.
¬ Responder
Cumprimentos,
Jovita Capitão.