Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Reconhecimento versus Fama.

Reconhecimento versus Fama.

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 4
Comentários: 5
Reconhecimento versus Fama.

Quem é que não gosta de elogios? Quem é que não gosta de uma palavra simpática? Quem é que não gosta de reconhecimento pessoal e profissional? Acho que a resposta é obvia. Toda a gente gosta de ser reconhecida em alguma coisa que faz realmente bem.

Quando somos reconhecidos por aquilo que somos ou por aquilo que fazemos sentimos um bem-estar tão grande que isso nos impulsiona a fazer mais do mesmo. É uma motivação para avançarmos na direção certa. No entanto há quem pense que a fama que se ganha por se ser reconhecido pode ser prejudicial e acabar com a vida privada da mesma. Até certo ponto posso concordar com essa mesma opinião na medida em que a fama de um ator, cantor ou qualquer outra figura pública mais mediática, tem de facto momentos de fama tão exagerados como os próprios fãs. Hoje em dia é muito comum ver-se fãs de cantores por exemplo: aos gritos no meio da rua só porque o cantor passou. Realmente esse não é o reconhecimento de que falo.

O reconhecimento tem mais significado que de a simples fama. No caso dos escritores, por exemplo, a fama é muito relativa. O que interessa a um escritor, e eu posso falar por experiência própria, é ver a alegria de alguém que lê os seus livros ou manuscritos. É ver a expressão radiante de alguém com apreço sincero a pedir gentilmente um autógrafo num livro escrito pelo autor. É ver alguém embrenhado na leitura de um livro que nos é familiar. É partilhar as nossas vivências com os leitores e sermos compreendidos pelos mesmos.

Para mim o reconhecimento profissional é uma das coisas mais importantes da minha vida de escritora. A fama como digo é relativa. É algo que vem como acréscimo e para mim não é algo importante. A fama é uma coisa rápida e passageira, que desaparece, quando aparece alguém mais novo e mais interessante. O reconhecimento é precisamente o contrário. É algo se constroi ao longo da vida. E mesmo que apareça alguém mais novo, não muda aquilo que a pessoa é nem muda a forma como é visto.
Assim sendo o que é melhor, fama ou reconhecimento? Para mim, sem dúvida que é melhor o reconhecimento.

Jovita Capitão

Título: Reconhecimento versus Fama.

Autor: Jovita Capitão (todos os textos)

Visitas: 4

653 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • SophiaSophia

    26-05-2014 às 06:45:16

    Concordo que o reconhecimento é de muita valia, até mesmo da fama. Ser reconhecido pelo que se ama fazer é demais! As pessoas te curtirem, gostarem do seu trabalho, quererem aprender com você é fantástico mesmo!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    16-09-2012 às 21:24:51

    Ora aqui está um texto onde se consegue perceber perfeitamente a diferença entre a fama e o reconhecimento. Lamentavelmente existem jovens que não sabem ver a diferença. A fama atinge-se num ápice numa sociedade que vende imagem a torto e a direito. O reconhecimento obtêm-se com trabalho, com esforço e dedicação. Parabéns pelo tema.

    ¬ Responder
  • Jovita CapitãoJovita Capitão

    21-09-2012 às 19:29:19

    Carla Horta, muito obrigada pela sua apreciação.

    Cumprimentos,
    Jovita Capitão.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSofia Nunes

    11-09-2012 às 16:44:00

    Concordo em absoluto com esta análise que opõe a fama ao reconhecimento. De facto, a fama está, regra geral, reservada para os artistas predilectos das massas, nunca para as pessoas e grupos que contribuem verdadeiramente para o avanço cultural ou científico. Mesmo se nos restringirmos ao mundo do espectáculo, os atores e músicos que são alvo de maior reconhecimento artístico não são os mais famosos, não são aqueles cuja vida privada faz capa de revista.

    ¬ Responder
  • Jovita CapitãoJovita Capitão

    12-09-2012 às 13:43:44

    Sem dúvida, Sofia Nunes. E ainda bem que assim o é.Obrigada pelo seu comentário.

    Cumprimentos,
    Jovita Capitão.

    ¬ Responder

Comentários - Reconhecimento versus Fama.

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Receptores digitais

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: TV HIFI
Receptores digitais\"Rua
Os receptores digitais são instrumentos que têm a função de receber sinal por via de canais digitais.

De acordo com a sua função, estes canais poderão ser satélite ou por cabo. Actualmente, já existem bastantes serviços de televisão por cabo que funcionam apenas com estes receptores, uma vez que é através deles que se consegue ter acesso não só aos canais de serviço, mas também a pacotes codificados.

O serviço de recepção de canais por satélite é um sistema independente para o qual é necessário ter um disco receptor satélite de modo a poder ter canais digitais fora dos serviços prestados pelos operadores de televisão digital.

Este instrumento permite que os próprios ecrãs sem tecnologia digital passem a usufruir desta através destes receptores. No entanto, a melhor qualidade só é garantida com um ecrã já com esta tecnologia.

Os receptores digitais permitem também aceder a uma multiplicidade de serviços, desde que devidamente configurados. Por exemplo, com estes receptores, é possível aceder a menus específicos de pausa de emissão para depois ser continuada, de serviços on-demand ou acesso a portais específicos, entre outros.

Esta pequena caixinha permite ao seu utilizador usufruir da televisão a um novo nível, de modo a que possa ter todas as comodidades no conforto do lar. 

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Receptores digitais

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    04-06-2014 às 06:53:28

    Gostei dos receptores digitais. Bom texto abordando isso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios