Quando os Filhos Não Querem Dormir
As crianças nunca querem ir dormir. Ou porque o jogo de computador está divertido, ou porque o programa de televisão ainda não terminou ou simplesmente porque não querem e ponto… Levá-los para a cama de forma a que durmam é quase uma missão impossível.
Se o seu filho tiver uma veia teatral de comover até os mais convictos, vai haver uma grande fita. A birra pode até atingir proporções bem audíveis no último andar do prédio ao lado e acredite que o vai excitar com tanta facilidade de acalmá-lo pode ser uma tarefa mais complicada que deitá-lo.
Uma das atitudes ideias para os pais é impor um horário para dormir. Se o seu filho estiver a ver televisão, combine com antecedência que a hora de deitar é quando acaba determinado programa. Tenha em atenção se o programa televisivo o vai dar mais energia. À noite é importante que assista a desenhos animados que o embalem.
Se a criança for muito pequenina, experimente deitar-se com ele e fale-lhe tranquilamente. Deve dizer-lhe coisas que o tranquilizem como por exemplo, o quanto ele é importante. Lembrá-lo que a caminha é híper confortável e que ele está no melhor sítio do mundo também resulta para que se deixe embalar.
Também pode cantar uma canção de embalar e se a criança tem televisão no quarto, compre um dvd com este tipo de músicas.
Contar uma história calma ou ler um livro é um bom hábito tanto para pais como para filhos. É um momento a dois que mais tarde vai recordar com ternura.
Um banho quente e de imersão antes de dormir também é um truque que alicia ao soninho. Abre as vias respiratórias (o que causa um respirar perfeito) e relaxa. Associe o banho a um copo de leite morno antes de deitar. Não exagere na quantidade pois o deite é um alimento de demora a digerir e naturalmente que sem chocolate (além de não fazer bem aos dentes, o chocolate é um excitante).
Se o seu filho chorar, dê-lhe alguma atenção, mas não caia em exageros. Não se esqueça que as crianças testam os limites e se ao primeiro choro correr para o quarto, ele vai julgar que fazer uma grande fita vai dar um resultadão.