Quando devo sentir o bebé mexer?
É muito habitual colocar-se a questão de saber quando se deve sentir o bebé a mexer. Normalmente isso acontece por volta do período entre as dezasseis e vinte e duas semanas, embora comece desde as sete ou oito, sendo possível ver na ecografia.
No inicio começa a sentir pontapés leves e muito espaçados, depois á medida que ele vai crescendo os movimentos são mais fortes porque tem espaço dentro do saco amniótico. Dá cambalhotas e pontapés que são sentidos pela mãe se estiver em repouso. O saco contém 750 ML e permite que o bebé se mexa à vontade.
Os movimentos são mais perceptíveis em repouso ou deitada e podem sentir-se muito num dia e no outro não. O bebé dorme dentro do útero materno por períodos de quarenta minutos e às vezes faz movimentos tão leves que quase não se sentem ou confundem.
As sensações descritas pelas mães vão desde cócegas na barriga, pontapés leves ou fortes e sensação de um peixe a nadar ou aos saltinhos. Nunca se mexe por muito tempo, apenas de vez em quando. Para sentir o melhor é deitada de barriga para cima e ficar em silêncio.
A partir das vinte e quatro semanas a actividade do bebé aumenta, fica mais agitado e com chutes e cambalhotas.
A partir das vinte e oito semanas pode ter soluços que explicam os pulinhos dentro do saco amniótico.
Depois começa a fazer movimentos bruscos porque o espaço começa a ser menor e já está maior.
Entre as trinta e seis e quarenta semanas vira-se de cabeça para baixo e assume a posição definitiva no útero. Já não é possível sentirem-se os movimentos porque já está aninhado na pelve pronto para nascer.
È normal nesta fase sentir-se uma maior pressão na barriga e costelas. Depois a barriga desce e alivia um pouco a pressão na parte superior do abdómen, perto do tórax.
Os pontapés são um sinal de que está bem de saúde e a crescer saudável.