Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Quais Os Desejos E Necessidades Das Pessoas?

Quais Os Desejos E Necessidades Das Pessoas?

Categoria: Outros
Quais Os Desejos E Necessidades Das Pessoas?

Mesmo com o passar das gerações e com as mudanças constantes ocorridas em torno do ser humano, seus desejos e necessidades continuam a perpetuar como no passado. Claro que, a maneira, o jeito e o modo como suprir isso são diferentes de cada geração, mas dentro dele o anseio e a satisfação permanece o mesmo. Não muda!

Ao olhar para este fato somos convidados a retratar uma teoria bastante verídica. Quando se discute a questão dos desejos e necessidades humanas, é indispensável retomar a pirâmide trabalhada por Abraham Maslow, conhecida como “Teoria da Hierarquia das Necessidades”, que oferece uma base sólida para qualquer área da vida.

Nessa teoria, as necessidades humanas são divididas em 5 grupos, dispostos em uma ordem hierárquica. A partir do momento em que uma necessidade é atendida, busca-se a satisfação da próxima ascendente. Então, vamos lá conhecer?

1) Necessidades fisiológicas básicas
De modo sintético, a Pirâmide de Maslow considera que as necessidades fisiológicas, isto é, as de caráter básico como fome, sede,sono, sexo, devem ser as primeiras a serem atendidas.

2) Necessidade de segurança
Posteriormente, situam-se as necessidades de segurança ou de estabilidade, permitindo ao ser humano viver longe de perigos ou ameaças. Envolvem o desejo de sentir seguro dentro de sua residência, de se ter um emprego estável ou um plano de saúde, por exemplo.

3) Necessidades sociais
Na sequência, encontram-se as necessidades sociais, vinculadas aos sentimentos de afeto, amor, afeição e de pertencimento a determinado grupo.

4) Auto estima
No quarto nível, a necessidade de estima relaciona-se com a maneira pela qual o indivíduo se vê e se avalia, envolvendo o reconhecimento das capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros perante as atividades que o ser humano realiza. Esse nível de necessidade, quando satisfeita, conduz a sentimentos como força, valor autoconfiança, prestígio, utilidade e capacidade.

5) Auto realização
Por fim, a necessidade de autorrealização é a mais elevada da pirâmide, e refere-se à motivação para realizar o potencial máximo do ser. Está vinculada ao processo de identificação do próprio potencial e à busca pelo contínuo autodesenvolvimento. (Chiavenato, 1987).

Diante disso tudo podemos estar certos que o ser humano precisa obter com êxito todos esses níveis para que sua vida sejam amplamente plena, completa. É bom entendermos como isso funciona, pois assim saberemos como chegar ao topo da pirâmide. Todo ser humano quer ter autorrealização dentro de si.


Briana Alves

Título: Quais Os Desejos E Necessidades Das Pessoas?

Autor: Briana Alves (todos os textos)

Visitas: 0

377 

Comentários - Quais Os Desejos E Necessidades Das Pessoas?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios