Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Processo de transformações revolucionárias em França entre 1789 e 1791

Processo de transformações revolucionárias em França entre 1789 e 1791

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 2
Processo de transformações revolucionárias em França entre 1789 e 1791

A nível económico os agricultores estavam preocupados com a baixa dos preços e dos lucros do trigo e do vinho. Houve uma quebra do comércio colonial, havia poucas possessões coloniais, a taxa de livre-câmbio levou ao desemprego na França devido ao Tratado de Eden, apoderando-se neste país uma grave crise financeira e uma bancarrota estatal, a somar à crise económica veio o défice crónico das finanças. Estes problemas levaram a outros, como o aumento do défice do orçamento de estado e aumento da dívida pública.

A nível político, Luís XVI, sucessor de seu pai, Luís XV e de Luís XIV, o rei sol, sobe ao trono em 1774, tentando, por várias vezes, resolver a crise económica. Turgot liberalizou o comércio de cereais e propôs substituir a corveia real pela subvenção territorial, Nocker, Colanne e Brienne aboliram os privilégios tributários e a Assembleia dos Notáveis opunha-se às reformas políticas. Incapaz de acabar com a agitação social, Luís XVI convoca os Estados Gerais, em 1789.

Nesta altura, a mentalidade era de crítica racional ao Mundo. Os meios de difusão eram: livros, folhas avulsas, jornais, panfletos, entre outros. Entretanto, novos meios de sociabilidade surgiram, como cafés e clubes. A defesa dos direitos civis fica em voga: igualdade, fraternidade, tolerância, patriotismo e liberdade.

Em 1789, houve a abertura dos Estados Gerais, em Versalhes. Isto deveu-se ao Terceiro Estado pedir o voto por cabeça e não por ordem. A primeira coisa a fazer foi o «Caderno de Queixas». No entanto, as expetativas do Terceiro Estado foram em vão, pois o Clero e a Nobreza querem preservar os seus privilégios. O rei não reage. Então o Terceiro Estado jura redigir uma nova constituição.

A 14 de Julho de 1789 ocorreu a Tomada da Bastilha, uma revolta do povo, indignado com a situação do país. A Tomada da Bastilha consistiu na tomada da fortaleza-prisão do absolutismo à procura de armas.

Na última quinzena de Julho, a França foi varrida por uma revolução camponesa, a Grande Medo. Esta revolução levaria os nobres a consentirem a supressão dos direitos e privilégios feudais. A Assembleia determinou um decreto onde acabou com o regime feudal e instituiu a igualdade das ordens face aos impostos.


Daniela Vicente

Título: Processo de transformações revolucionárias em França entre 1789 e 1791

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 2

625 

Comentários - Processo de transformações revolucionárias em França entre 1789 e 1791

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios