Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Processo de transformações revolucionárias em França entre 1789 e 1791

Processo de transformações revolucionárias em França entre 1789 e 1791

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 2
Processo de transformações revolucionárias em França entre 1789 e 1791

A nível económico os agricultores estavam preocupados com a baixa dos preços e dos lucros do trigo e do vinho. Houve uma quebra do comércio colonial, havia poucas possessões coloniais, a taxa de livre-câmbio levou ao desemprego na França devido ao Tratado de Eden, apoderando-se neste país uma grave crise financeira e uma bancarrota estatal, a somar à crise económica veio o défice crónico das finanças. Estes problemas levaram a outros, como o aumento do défice do orçamento de estado e aumento da dívida pública.

A nível político, Luís XVI, sucessor de seu pai, Luís XV e de Luís XIV, o rei sol, sobe ao trono em 1774, tentando, por várias vezes, resolver a crise económica. Turgot liberalizou o comércio de cereais e propôs substituir a corveia real pela subvenção territorial, Nocker, Colanne e Brienne aboliram os privilégios tributários e a Assembleia dos Notáveis opunha-se às reformas políticas. Incapaz de acabar com a agitação social, Luís XVI convoca os Estados Gerais, em 1789.

Nesta altura, a mentalidade era de crítica racional ao Mundo. Os meios de difusão eram: livros, folhas avulsas, jornais, panfletos, entre outros. Entretanto, novos meios de sociabilidade surgiram, como cafés e clubes. A defesa dos direitos civis fica em voga: igualdade, fraternidade, tolerância, patriotismo e liberdade.

Em 1789, houve a abertura dos Estados Gerais, em Versalhes. Isto deveu-se ao Terceiro Estado pedir o voto por cabeça e não por ordem. A primeira coisa a fazer foi o «Caderno de Queixas». No entanto, as expetativas do Terceiro Estado foram em vão, pois o Clero e a Nobreza querem preservar os seus privilégios. O rei não reage. Então o Terceiro Estado jura redigir uma nova constituição.

A 14 de Julho de 1789 ocorreu a Tomada da Bastilha, uma revolta do povo, indignado com a situação do país. A Tomada da Bastilha consistiu na tomada da fortaleza-prisão do absolutismo à procura de armas.

Na última quinzena de Julho, a França foi varrida por uma revolução camponesa, a Grande Medo. Esta revolução levaria os nobres a consentirem a supressão dos direitos e privilégios feudais. A Assembleia determinou um decreto onde acabou com o regime feudal e instituiu a igualdade das ordens face aos impostos.


Daniela Vicente

Título: Processo de transformações revolucionárias em França entre 1789 e 1791

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 2

625 

Comentários - Processo de transformações revolucionárias em França entre 1789 e 1791

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios