Primeiros Socorros
Numa situação de emergência é muito bom que as pessoas saibam como prestar estes cuidados essenciais, de socorro básicos, assim como colocar uma ligadura ou retirar um pico, com uma pinça, a uma criança por exemplo ou adulto.
Apesar desta ajuda, deve mesmo assim, consultar-se um médico para confirmar se não há nada a agravar a situação de urgência.
Toda a gente deve ter em casa uma mala de primeiros socorros, onde conte, uma tesoura, pensos, ligaduras, mercúrio, algodão, uma pinça , água oxigenada, pomada antissética, lenços e adesivos.
Estes são, com efeito os principais objetos usados para prestar socorro a alguém, como uma queda, desmaio, queimadura, acidentes ou entorses
No caso de um ferimento sangrento, se este for profundo deve haver um procedimento médico porque pode haver necessidade de uma mini -cirurgia. Mas, se for um golpe pequeno, deve lavar-se suavemente, com algodão embebido em água tépida e, de seguida limpar com uma toalha limpa.
Depois basta colocar um penso adesivo a tapar o golpe, e ir mudando para estar bem limpo.
Relativamente a queimaduras, que afetam só a camada superficial da pele, deve colocar-se a zona queimada debaixo de uma torneira corrente com água fria, para deste modo impedir que se formem bolhas. De seguida tapa-se com um pano bem limpo e seco.
Se for pequena, conserva-se seca e tapada durante algumas horas, mas se cobrir uma vasta área, o melhor é ser tratada por um médico.
Os desmaios são normalmente provocados por falta de oxigénio no cérebro, o que leva a pessoa a cair, devido à carência de oxigenação, que atinge o cérebro.
Pode ainda ser devido a excesso de calor, fadiga, falta de alimentos ou do facto de se permanecer muito tempo de pé.
O procedimento a ter com uma pessoa que desmaia é sentá-la e colocar a cabeça entre as pernas até passar a sensação de desmaio. Deitar um pouco de água é igualmente benéfico e dissipa a sensação de tontura.
Quando os tornozelos são forçados para além daquilo que podem, pode dar-se um entorse com inchaço e dores durante dias. Assim, se as dores não passarem tem que se ir ao médico, a fim de observar se houve ou não uma fractura no osso.
Na respiração artificial, introduz-se ar nos pulmões da pessoa que deixou de respirar, para assim reiniciar o seu funcionamento. È a chamada respiração boca-a-boca, muito usual em casos de afogamento ou acidentes.