Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Praxes Académicas

Praxes Académicas

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 6
Comentários: 4
Praxes Académicas

A praxe académica é um conjunto amplo de tradições, usos e costumes que se praticam e repetem todos os anos no foro universitário. Fortemente ligada ao conceito de praxe académica está a tradição de integrar os caloiros na sua nova escola. Esta tem um ritual inicial fortemente hierarquizado, ou seja, os mais velhos dos seus cursos é quem mandam.

Muitas vezes a praxe académica ultrapassa os limites da brincadeira e prejudicam o caloiro física e psicologicamente. A praxe exagerada pode gerar mesmo processos-crime contra os praticantes. Associado à praxe académica, está o mote Dura Praxis, Sed Praxis, ou seja, a praxe é dura, mas é praxe.

A atual praxe académica aparece na Universidade de Coimbra. Tem como base uma jurisdição especial, à qual é aplicada uma polícia própria, os Archeiros, sob tutela das autoridades universitárias.

Antigamente, o seu papel era zelar pela ordem no campus e fazer cumprir as horas de estudo e recolher obrigatório por alunos e professores, sob pena de prisão, sobrepondo-se às autoridades policiais locais.

Em 1727, devido à morte de um aluno, D. João V proíbe as investidas feitas pelos veteranos. Os veteranos são alunos com mais de uma matrícula na Universidade.

No século XIX, o termo “investida” dá lugar ao termo “troça”. Os problemas de violência aumentam entre os caloiros e os mais velhos. Com o fim da polícia universitária em 1834, os estudantes organizam-se em trupes, ou seja, eles são uma espécie de polícias universitários. Após o toque vespertino da “cabra”, um dos sinos da Torre da Universidade de Coimbra, patrulham as ruas da cidade à procura de infratores.

Entretanto, a praxe foi interrompida durante alguns períodos. Durante a Implantação da República a praxe é abolida devido à oposição dos estudantes republicanos, sendo mais tarde reposta em 1919.

Durante o século XX, a Universidade de Coimbra tornou-se um centro de luta contra a ditadura e a Guerra Colonial. Isto causou o Luto Académico, em 1961, que levou à suspensão de todas as atividades académicas. Com o fim da ditadura a 25 de abril de 1974, as praxes foram proibidas em muitas universidades. O ressurgimento das praxes apenas ocorre no final dos anos 70. Nesta altura, a praxe deixa de ser um ritual apenas da Universidade de Coimbra.

No entanto, as praxes trouxeram de novo a violência para as universidades. Entretanto, surgem também movimentos anti-praxes. Os membros destes movimentos afirmam que as denúncias não chegam nem a metade do que realmente é na verdade. Atualmente, pelo menos em Coimbra, o caloiro já pode optar por ser praxado ou não, no entanto tem consequências se a sua decisão for negativa, não pode usar traje académico nunca mais.


Daniela Vicente

Título: Praxes Académicas

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 6

801 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • WB

    06-09-2014 às 11:58:19

    http://notasemelodias.blogspot.pt/2014/07/notas-as-trupes-academicas-origens-e_2.html

    ¬ Responder
  • Yuri SilvaYuri

    18-08-2014 às 04:24:49

    Muito interessante vocês chamarem em Portugal de praxes acadêmicas. Aqui no Brasil é chamado de "trote" logo quando se ingressa na faculdade. Adorei o texto.

    ¬ Responder
  • WB

    04-07-2014 às 20:44:13

    O seu texto está cheio de erros e imprecisões históricas.
    Queira visitar o blogue Notas

    ¬ Responder
  • WB

    05-07-2014 às 12:46:58

    O blogue é o Notas

    ¬ Responder

Comentários - Praxes Académicas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Desporto
Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!\"Rua
A Maratona de Boston é a mais antiga maratona anual do mundo e se classifica como um dos eventos de corrida de estrada de grande prestígio. O Boston Athletic Association gera esse clássico americano, que é patrocinado pela John Hancock Financial Services.

A Maratona de Boston tem se destacado como o evento máximo dentro do esporte de corridas de estrada em virtude de sua tradição, longevidade e método de ganhar a entrada na corrida (via qualificação). Para isso, você terá aqui algumas informações sobre esse evento que atrai milhões de pessoas e que tem a participação de patrocinadores, voluntários, corredores, imprensa e muito mais!!!

Aos Participantes:
Todos os participantes receberão:
* A entrada para a festa das massas na pré-corrida e festa pós-corrida
* Programa Oficial da raça e Racers Resultados Livro
* A T-shirt de manga comprida
* Transporte para o início
* Finalizadores receberão uma medalha comemorativa.

Desde 1996, a Maratona de Boston tem utilizado um sistema de cronometragem computador. Os relógios digitais que exibem o tempo decorrido estão localizados em cada milha e com o marcador de cinco quilômetros. A distância a percorrer é de 26 milhas, com 385 metros (42,195 km).

Informações sobre o evento:
A cidade de Boston oferece uma variedade de artes de palco, com emocionantes passeios aos locais turísticos, eventos esportivos, e áreas comerciais. Para ajudar a fornecer-lhe algumas ideias para quando você estiver esse evento na cidade, por favor consulte os seguintes links:

http://www.bostonusa.com/
http://www.massvacation.com/
http://www.cityofboston.gov/

Os voluntários:
Todos e cada um dos 10 mil voluntários são de vitais importâncias para a experiência que é dada aos participantes locais e internacionais da corrida. Pode-se ver a união no trato uns com os outros com todo o respeito, compaixão e empatia. Cada um encoraja uns aos outros para alcançar seus objetivos e cumprir ao máximo do seu potencial. A comunidade que você cria dentro do rol de voluntários é algo que todo mundo merece fazer parte.

Os patrocinadores:
Desde 1986, o Boston Athletic Association usou patrocínios para ajudar a manter a Maratona de Boston como a corrida mais venerada e respeitada no mundo. Graças ao principal patrocinador John Hancock Financial - que estará comemorando seu 30 º ano em 2015 - a Maratona de Boston oferece uma premiação de $ 806.000 para o qual os atletas competem todos os anos. John Hancock também fornece recursos financeiros para supervisionar a John Hancock Elite Athlete Team, que traz muitos dos melhores corredores de todo o mundo a cada dia Hopkinton Patriots. A empresa hospeda os atletas para a semana da corrida no "John Hancock Elite Athlete Village" criado no John Hancock Conference Center.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios