Porque é que os bebés bolçam?
A regurgitação è normal nos bebés e não tem è propriamente uma doença. No entanto é normal colocar-se a questão: Porque os bebés bolçam?
A resposta a esta questão é apontada pelos pediatras como sendo devido ao seu aparelho digestivo que está ainda um pouco imaturo e ao mau funcionamento de uma válvula que existe na entrada do estômago, chamada cardina. Esta fecha-se após a passagem do alimento, impedindo o seu retorno para a boca, através do esófago.
Na maioria dos recém - nascidos ela não funciona bem e permanece aberta, ou abre-se com facilidade, mesmo com o estômago cheio.
A regurgitação é maior quando o bebé se deita ou quando a pressão abdominal aumenta por exemplo com tosse. Deste modo a válvula abre-se com mais facilidade e faz o bebé regurgitar.
É normal acontecer após as mamadas, e desaparece espontaneamente nos primeiros meses de vida.
O excesso de ar deglutido durante as mamadas, ao sair do estômago, traz uma pequena quantidade de leite. É também normal bolçar depois das mamadas e após o biberão. O melhor quando isso acontece é colocar o bebé a arrotar entre a mamada ou o biberão, e no final. A melhor posição é colocá-lo de pé ao colo da mãe e esperar até ele arrotar. Depois pode continuar-se a dar de mamar ou dar o biberão.
Há mães que ficam muito preocupadas e não distinguem entre o bolçar e o vomitar do seu bebé. No entanto este é bem diferente e mais preocupante.
Para além do bolçar ser muto frequente e normal nos bebés, ás vezes acontece terem pouco apetite, tal como os adultos. Isto porque às vezes estão mais sensíveis devido á rotina do dormir, mamar, descansar. Deste modo não se deve dar muita importância nem ficar em alarme. O melhor neste caso é dar colinho, aquecer o quarto ou dar uma massagem na barriga.