Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Políticas de Austeridade

Políticas de Austeridade

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Comentários: 2
Políticas de Austeridade

No dicionário podemos encontrar os seguintes significados para esta palavra que tanto anda na boca do mundo.
Austeridade significa:

Carácter de pessoa austera
Qualidade do que é duro, penoso
Severidade: austeridade de costumes, de vida
Mortificação dos sentidos, penitência
Rigor da disciplina

Praticamente todas as palavras usadas para descrever Austeridade têm uma conotação negativa nas nossas mentes, mas não terão sido os seus opostos que levaram este e muitos outros países a viver os momentos e a ter de incorporar as tão polémicas e severas politicas com que nos deparamos presentemente!?

Não terão sido, décadas após décadas a viver sem a preocupação com o dia de amanhã que nos colocaram precisamente na enrascada em que muitos governos se encontram agora!?

É duro, sim! É injusto! É pavoroso sem dúvida, mas não teremos agora de encarar as consequências de anos a fio da governação irresponsável e descuidada daqueles que foram outrora eleitos pelo povo!?




Não terão agora os atuais governantes (presidentes e ministros) tentar remediar os erros do passado? Não terá o povo que vota e que tanto se queixa, ter de reaprender a fazer uso das suas finanças, com uma nova mentalidade e visão do futuro?

Muitas podem ser as ideias e/ou desculpas para justificar o quer que tenha sido que nos tenha trazido até esta situação.

Podem ser muitas as manifestações que se organizam, com milhares de protestantes em frente ao parlamentos, mas a realidade é que não serão as manifestações a resolver o problema em mãos, mas sim ideias novas e menos severas para o resolver.


Bruno Jorge

Título: Políticas de Austeridade

Autor: Bruno Jorge (todos os textos)

Visitas: 0

602 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Yuri SilvaYuri

    18-08-2014 às 06:24:22

    Bela explicação sobre a política da austeridade, bem real e vivenciável hoje.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCarlos

    02-10-2012 às 10:00:47

    Não concordo plenamente mas o texto está fantástico, qualquer das formas.

    ¬ Responder

Comentários - Políticas de Austeridade

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios