Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Plural Dos Substantivos Compostos

Plural Dos Substantivos Compostos

Categoria: Outros
Visitas: 2
Plural Dos Substantivos Compostos

Durante um tempo, as dúvidas em relação ao plural dos substantivos compostos me rodeavam sobremaneira. Não entendia bem como era a sua regra na hora de aplicar o plural e sempre me confundia e como não tinha certeza, errava! Hoje vamos esclarecer como eles funcionam levando em conta em não decorar, mas em entender o sentido que eles dão. Espero que seja bem útil estas informações, pois é muito importante aprendermos como eles são escritos corretamente.

O plural dos substantivos compostos deve ser flexionado nos seguintes casos:
- Se não houver hífen, os substantivos compostos flexionam-se como um substantivo simples:
Exemplos: girassol / girassóis; vaivém / vaivens.

- Se houver hífen, pluralizam-se os substantivos compostos formados por palavras variáveis (substantivos, adjetivos e numerais ordinais) e não se flexionam os formados por palavras invariáveis (verbos e advérbios), nem os radicais e prefixos que formam o substantivo composto ligado por hífen:

1) couves-flores (substantivo e substantivo); boias-frias (substantivo e adjetivo); quintas-feiras (numeral ordinal e substantivo); ex-alunos (prefixo e substantivo); guarda-costas (verbo e substantivo); sempre-vivas (advérbio e adjetivo).

Quando as palavras que compõem o substantivo composto vierem ligadas por preposição (de, do, sem, etc), pluraliza-se somente a primeira palavra: águas-de-colônia / pores-de-sol/ mulas-sem-cabeça.

Quando o substantivo composto for formado por palavras repetidas ou por onomatopeias, pluraliza-se somente a segunda palavra: reco-recos/ tique-taques/ bem-te-vis.

ATENÇÃO!

- Há substantivos compostos que já têm a segunda palavra no plural: mestres-de-obras / saca-rolhas.
- Nos substantivos compostos de sentidos contrários, nenhuma palavra se flexiona: os leva-e-traz / os perde-ganha.

- Certos substantivos compostos apresentam mais de uma forma no plural: padre-nossos/padres-nossos; salários-família/salários-famílias.
- As formas apocopadas grão, grã e bel não são flexionados: grão-duques / grã-cruzes / bel-prazeres.

- Há substantivos compostos que variam de uma forma especial: os arco-íris/ os diz-que-diz/ os louva-a-deus/ os Maria-vai-com-as-outras.
- Admite-se flexionar só o primeiro elemento do substantivo composto quando o segundo expressa semelhança ou finalidade: navios-escola/navios-escolas; papéis-moeda/ papéis-moedas; bananas-maça/bananas-maçãs.

E assim, finalizamos esse pequeno estudo sobre o plural dos substantivos compostos. É sempre bom você reler tudo isso, pois acabamos por esquecer com o tempo. Fazendo uma releitura regularmente, dificilmente iremos escrever errado ou nos confundir.

Obrigada pela visita aqui e deixe seu comentário!


Adriana Santos

Título: Plural Dos Substantivos Compostos

Autor: Adriana Santos (todos os textos)

Visitas: 2

0 

Comentários - Plural Dos Substantivos Compostos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Smartphone inovador

Ler próximo texto...

Tema: Máquinas
Smartphone inovador\"Rua
O novo Xperia S é um novo smartphone que é produzido pela sony, que foi pensado para a reprodução multimédia de alta resolução, atenuando deste modo as diferenças entre um telefone e uma consola de jogos portátil.

Este inovador softwere é capaz de apresentar vídeos de alta definição, a 1080p.

Contêm uma cãmara integrada de 12 MP, sendo capaz de capturar imagens em full HD. O processamento de imagem é feito por um motor de nome Bravia, que é uma tecnologia a pensar na reprodução de imagem e de áudio.

O hardwere e softwarwe deste smartpfhone foi optimizado para ser compatível com o playstachon Suite, que se trata de uma plataforma de videojogos , onde podem ser descarregados e jogados no telemóvel vários títulos previamente lançados na playstation.

O seu ecrâ é quase todo em vidro, separado apenas do revestimento no fundo por uma faixa transparente.

Esta faixa funciona como uma antena do dispositivo, bem como a área visívil para os principais botões, no fundo.

O seu formato é ligeiramente curvo e com uma espessura de apenas um centímetro, o qiue lhe dá um ar muito elegante e leve.

A energia que alimenta o dispositivo é fornecida por uma pequena bateria, que dura para 420 horas em standby, horas para música e outras para vídeo.

De salientar que a Sony Ericsson sempre foi muito forte na qualidade da fotografia, e o destaque deste aparelho vai para o seu sensor Exmor R, que é retroiluminado com circuitos integrados, permitindo tirar fotos com pouco ruído , em situações de fraca luz.

Além de todos os pormenores inovadores, o sensor recebe a luz de trás por um substrato de sílica, garantindo mais eficácia .

Por outro lado, o xperia S, é ainda compatível com várias plataformas de comunicação, tal como a near-fild comunication.

O ecrã é sem dúvida alguma o mais elevado do mercado atual, apresentando milhões de cores.

As características invadoras ddeste smartphone, são: o modelo, aplaystachion, o ecrâ de alta definição, o processador, o software e as suas ligações

No que concerne às ligações, inclui uma superabundância delas, incluindo uma porta HDMI2 para ligar o dispositivo diretamente a um monitor para reproduzir vídeos, audio e imagem.

O lançamento deste sistema da sony, foi lançado só recentemente em Las Vegas, EUA, em Janeiro de 2012, no convention Center.

Para os fâs das novas tecnologias o smartphone Xperia S, é com efeito, uma óptima aquisição, para as férias de verão.

Pesquisar mais textos:

Pedro gil Ferreira

Título:Smartphone inovador

Autor:Pedro gil Ferreira(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios