Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Plantas para catarro e bronquite

Plantas para catarro e bronquite

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 4
Plantas para catarro e bronquite

As plantas medicinais sempre foram usadas devido ás suas virtudes na cura de maleitas e doenças.
As folhas secas são utilizadas para chás , infusões e xaropes, benéficos para quase tudo. Podem ser adquiridas nas ervanárias, já prontas para consumir, em sacquinhos que contêm o nome delas.
Para quem sofre de bronquite, por fumar em demasia ou devido às diferenças de temperatura ou mudança de estação, o ideal é optar por plantas expectorantes. Estas são indicadas para aumentar a secreção e a expulsão das mucosidades bronquicas. Facilitam ainda a expulsão dos escarros, limpam os canais da bronquite, traqueia e laringe. Por consequência, opõem-se aos prpgresso da bronquite, da pneumonia e da tuberculose e evitam edemas e tumores.
As principais são: a avenca que se encontra vulgarmente nas grutas, junto ás fontes, aos poços e à beira dos rios. Trata-se de um feto fácil de reconhecer, fácil de arrancar da terra para ser cultivada em casa e é utilizada pelos floristas para compor ramos de rosas ou outras flores. É um excelente peitoral, e emoliente. A sua infusão também pode ser usada para gargarejos em anginas. As folhas devem ser fervidas em infusão.
A tussilagem, planta frequente de locais húmidos, terrenos arborizados e margens dos rios. tem propriedades tónicas, expectorantes e resolutivas. Para catarro e tosse deve ferver-se oito ou dez flores por chávena.
è conveniente coar com um filtro as infusões de tussilagem para eliminar os pêlos dos papilhos, que podem provocar irritações de garganta. Está ainda indicada para a asma, feridas,pele, rugas, laringite, voz e tabagismo.
A hera-terrestre, é vulgar nos lugares húmidos e sombrios, baldios, é muito eficaz em catarros, irritações das mucosas,(tosse, asma,bronquite crónica). Externamente é um cicatrizante de feridas e trata ferúnculos, úlceras, gastrite, queimaduras, varizes mucosas intestinais e enfisema.
A alteia, é parente da malva-silvestre, alivia a irritação das mucosas inflamadas. A sua raiz sob a forma de tisana, é usada para gargarejar as inflamações da boca e laringe, osse por irritação da laringe, e bronquite das crianças. O chá é rico em mussilagem e auxiliar nas inflamações da mucosa do estômago e doenças dos intestinos. Pode utilizar-se a raíz, folhas e as flores, que têm propriedades emolientes.
A alteia é ainda ideal para constipações, gripe, ataques de tosse, irritação da traqueia, dores de garganta.Pode usar-se externamente para anginas, bochechos para aftas, ferúnculos, feridas inflamadas, afecções benignas e agudas de intestinos. Os banhos emolientes sã ainda aconselhados.
O nabo é utilizado para combater os catarros, bronquite e tosse convulsa. Pode ser obtido, deitando numa tigela camadas sucessivas de rodas finas de nabo cozido e açucar, deixando em repousovárias horas (tomar uma colher de sopa várias vezes ao dia).
A violeta é excelente para chás, á razão de dez folhas por chávena e é ideal para as afecções das vias respiratórias, bronquite, arrite, tosse, tumores e cancro.

Teresa Maria Batista Gil

Título: Plantas para catarro e bronquite

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 4

772 

Comentários - Plantas para catarro e bronquite

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios