Plantas - (In)diferenças
Estas plantas têm mais coisas em comum do que na realidade aparentam, mesmo que sejam, na sua génese, completamente diferentes. O primeiro aspeto comum a todos eles é que todos são plantas. A forma como elas fabricam o alimento e o processo que utilizam para durante o seu período de vida originarem novas plantas iguais a elas utilizam as raízes, os caules, as flores e as folhas, este é mais um dos aspetos que se mantém comum a todas as plantas. Os órgãos que elas possuem e a forma como os utilizam assemelham-nas umas às outras, tornando a forma como vivem, crescem e se reproduzem igual de espécie para espécie.
As espécies epífitas, não utilizam o solo para se desenvolverem, como o feto corno-de-veado. Estas espécies crescem em volta dos troncos, algumas a grandes alturas do solo, enrolando-se e fixando-se aos seus ‘companheiros’ que as carregam.
Algumas espécies de plantas, presam a sua independência, e crescem no solo. Mas, a determinada altura, como atingem grandes medidas de comprimento, necessitam de se socorrer de um ‘ajudante’. Nesta altura, trepam através dos troncos das árvores vizinhas ou de algum suporte que lhes seja lá colocado para que estas possam trepar e assim apoiar-se para que consigam sobreviver e dar fruto. Um exemplo de planta desta espécie é a planta do maracujá depois de enrolada, é capaz de atingir alturas colossais.
Algumas folhas saem diretamente do solo, como por exemplo as frondes, os seus caules denominam-se rizomas e estes encontram-se submersos debaixo do solo. Algumas plantas têm folhas bastante peculiares, como é o caso da cortadera. Esta planta tem folhas afiadas e possui uns penachos que se assemelham a plumas que exibe no alto, sendo estes as suas folhas.
Também vai gostar:
Comentários ( 3 ) recentes
- Rafaela
18-08-2014 às 04:49:05Amo plantas, plantações. Creio que toda casa deve ter para dar mais alegria, um colorido à casa. Além de embelezar, elas geram vento e ar fresco. Muito bom seu texto!
¬ Responder - Maria de lourdes dos santos
23-05-2013 às 12:42:54Amei essas plantas, como faço para, adquiri-la?
¬ Responder - Carina Anjo
29-08-2012 às 14:12:57Óptimo título, um artigo muito bom!
¬ Responder
Parabéns!
:)