Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Plantas Carnívoras - Fascinante!

Plantas Carnívoras - Fascinante!

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 2
Plantas Carnívoras - Fascinante!

As plantas que comem carne, necessitam de a ingerir para compensar nutrientes em falta que no seu habitat não existem. Em sítios paludosos, onde a escassez de certos minerais é significativa, é onde crescem a grande maioria das plantas carnívoras. Estas adaptaram-se ao sítio onde vivem ingerindo insetos que são ricos nos minerais que lhes fazem falta para conseguirem sobreviver.

Os jarros de água possuem muitas ascídeas, uma cavidade que se assemelha a um jarro vulgar, desta forma pode ter a sorte de capturar muitas moscas. Quanto mais ascídeas a planta conseguir fazer escorregar para o seu interior, onde encontram água e aí são dissolvidas formando o alimento que a planta necessita para sobreviver.

A erva pinheirinha orvalhada utiliza outra armadilha bastante engenhosa! As suas folhas contêm muitos pelos onde as moscas e os insetos pousam e as suas patas ficam agarradas num género de pasta colante que estes pelos que ela tem produzem.

A pinguícola contém armadilhas viscosas fatais e um brilho nas folhas douradas que atrai os insetos. Quando estes pousam para descansar, ficam colados às suas folhas. Assim que o inseto pousa na sua folha, esta planta jamais o deixa escapar. A ponta da folha enrola sobre o inseto, abraçando-o e envolvendo-o firmemente e inicia aí o seu jantar.

Estas plantas carnívoras desenvolvem mecanismos de aprisionamento que parecem mais vulgares no reino animal. No entanto, as suas características ainda constituem admiração por parte dos investigadores, que apreciam a forma evoluída e eficiente com que a planta consegue adquirir os minerais necessários à sua sobrevivência em locais onde eles não existem e na quantidade que elas necessitam para se sustentarem.

Ainda que os insetos possuam características evolutivas que poderiam permitir-lhes fugas a este género de predadores, de facto a beleza e a aparência pacífica e inofensiva destas plantas, além da forma despercebida com que elas crescem no meio da vegetação envolvente, fazem com que se tornem eficazes na forma e no desenlace do processo que constitui a sua dieta alimentar.

Algumas das espécies são, de facto, muito rápidas e letais na forma como capturam e digerem os alimentos. Se passarmos por elas devemos ter cuidado naquilo em que tocarmos!


Ruben Duarte

Título: Plantas Carnívoras - Fascinante!

Autor: Ruben Duarte (todos os textos)

Visitas: 2

632 

Comentários - Plantas Carnívoras - Fascinante!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios