Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Planta do tabaco

Planta do tabaco

Categoria: Outros
Visitas: 18
Planta do tabaco

O Tabaco vem da planta Nicotiana Tabacum, proveniente da América e mais tarde com as viagens de Colombo, trazido para a Europa.

Esta planta, contem umas substâncias estimulantes que leva a pessoa a relaxar aquele bocado durante o intervalo do trabalho. Pode ser administrado de diversas formas; fumar é o mais comum (charuto, cigarro, cachimbo, etc…), se bem que também pode ser mastigado.

O tabaco pode ser plantado em casa, e aconselha-se a semear nos meses Maio a Julho. Esta simples planta pode render cerca de dez mil cigarros. Já reparou quantos maços de cigarros pouparia? Não é preciso colocar qualquer tipo de adubos, basta água, terra e um cantinho ao sol, como uma varanda num vaso com capacidade de 5Litros, ou num quintal para crescer melhor. A planta pode chegar a atingir os dois metros de altura com folhas compridas e largas com cerca de setenta centimentos. Após estar pronta para a colheita, coloca-se a secar e retalha-se para a sua finalidade.

Já alguma vez pensou o que está dentro daquele tabaco enrolado que compra no quiosque lá na esquina? Quando fumamos um cigarro, a combustão do tabaco leva aos pulmões através de fumo, substâncias como vapores, quando absorvidas pela corrente sanguínea, como a nicotina, substâncias irritantes, alcatrão, agentes cancerígenos, monóxido de carbono, acetona, níquel, formol, e muitas mais, estima-se ser quatro mil compostos químicos num só único cigarro.

No entanto, o consumo deste estimulante pode provocar para o ser humano riscos mortais, entre os quais cancro do pulmão, estomago, da laringe e da boca entre muitos mais cancros, doenças cardiovasculares, dificuldades respiratórias etc …, não é propriamente aconselhado o consumo, apesar de ser um processo lento o aparecimento destas doenças e o amarelo nos dentes.

Quando se começa a fumar as primeiras vezes e ainda não se é dependente deste vício, pode causar náuseas e vómitos. Normalmente o consumo de tabaco começa na adolescência, com a curiosidade de provar, experimentar com amigos, realização pessoal, tranquilizante, e quando se dá por si, já está dependente. Com a inflação dos preços do tabaco, algumas pessoas deixam de comprar em maço, para comprar em latas ou onças, de forma a combater os gastos adicionais. Existem diversas formas de fugir aos preços altos, fumando tabaco mais barato ou enrolado por si próprio.


Sandra Mendes

Título: Planta do tabaco

Autor: Sandra Mendes (todos os textos)

Visitas: 18

791 

Comentários - Planta do tabaco

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios