Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Os Três Tipos De Sociedades Mais Comuns

Os Três Tipos De Sociedades Mais Comuns

Categoria: Outros
Visitas: 2
Comentários: 1
Os Três Tipos De Sociedades Mais Comuns

A sociedade é composta de pessoas dos mais diferentes tipos de pensamentos, ideais, valores e estilos. Sendo assim, essas pessoas, seja de qual lugar, ambiente, país seja, são regidas por um destes três tipos de sociedade, a saber: capitalista, socialista e comunista. Conheça mais a respeito de cada um deles e se mantenha informado de sua diferenciação. É muito importante entender sobre seus aspectos, seus valores e formas de governo também.

Três tipos de sociedades mais comuns:

1) Capitalismo
A relação é de apropriação do capital e dos lucros, estabelecendo uma relação de posse. Se compararmos o capitalismo com o sistema cooperativo, este possui a relação de cooperação entre as pessoas envolvidas, enquanto naquele existe a relação de apropriação entre as pessoas (trabalho) e o capital (terras e fábricas). Resumindo: o capitalismo separa os meios de produção (capital) do trabalho.

2) Socialismo
É preciso, antes de qualquer discussão, verificar duas distinções de socialismo: o científico e o utópico. Você sabe a diferença entre os dois? O socialismo utópico é aquele que muitos pensadores imaginam como uma sociedade justa, sem problemas sociais, com as pessoas vivendo nas mesmas condições, sendo respeitadas igualmente, enfim tudo perfeito. Alguns até imaginam que isto aconteça em alguns locais, porém na prática não fazem nada de concreto para mudar a situação atual e só ficam na imaginação.

Já o socialismo científico é aquele iniciado por Marx e Engels, que é realista, ou seja, passível de colocar em prática. Tem como principais ideais: a convicção de que é possível mudar; a teoria do trabalho, que diz que o trabalho produz tudo; e a igualdade de todos, que é o principal objetivo do socialismo.

3) Comunismo
É preciso tomar cuidado para não confundir socialismo com comunismo, pois o comunismo seria a verdadeira teoria revolucionária de Marx, enquanto o socialismo seria uma corrente reformista. O comunismo surgiu na Revolução Russa e se espalhou por todo o mundo. A ideia deste sistema é de não haver mais exploradores e explorados, ou seja, não existiriam mais classes sociais e a figura do Estado iria desaparecer.

Espero que tenham aprendido a diferença entre o capitalismo, o socialismo e o comunismo. Dá para perceber visivelmente suas reais diferenças! Até mais!


Kizua Urias

Título: Os Três Tipos De Sociedades Mais Comuns

Autor: Kizua Urias (todos os textos)

Visitas: 2

428 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRuça

    27-09-2014 às 23:07:30

    Fantástico , bem escrito, e muito bom este artigo sobre os três tipos de sociedades mais comuns

    ¬ Responder

Comentários - Os Três Tipos De Sociedades Mais Comuns

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios