Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Os etarras

Os etarras

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 2
Os etarras

Euskada Ta Askatasuna (Pátria Basca e Liberdade), conhecida por Eta, é uma organização política que busca a independência do país basco. Em 1952, vemos aparecer em Bilbao um grupo universitário designado Ekin, que se juntou à Eta a 31 de julho de 1959. Em 1962, ocorre a primeira Assembleia em Belloc, em França. Delinear alguns objetivos para o sucesso da luta: considerar a história basca um elemento essencial para o aparecimento do orgulho nacional, aprovação do Socialismo, não é um movimento não religioso nem uma etnia, mas um grupo que procura a independência da Pátria Basca.

A ETA utiliza a violência (assassinatos, raptos, explosão de bombas) para abalar a instituição política. Desde 1953, a violência foi muito utilizada em causas políticas. Em Espanha, a ETA usou o terror para obrigar o governo a dar o estatuto de independência ao país basco. Claro, que os muitos governos recusaram de todo satisfazer as exigências dos membros da ETA.

Desde a segunda metade do século XX até ao dia de hoje temos assistido ao terror dos etarras, que tem como fim atingir membros do Estado e não civis. Em 1968, Melitón Mananzas, chefe da polícia secreta de San Sebastián, foi assassinado. Cinco anos depois, Luis Carrero Blanco, presidente do governo, também foi assassinado. Mais recente, em 1995, os etarras tentaram eliminar José Maria Aznar, líder do partido PP, o partido da oposição. Em 2000, explodiu um carro de um político, vitimando este e o seu guarda-costas. Em 2007, um carro-bomba explodiu no terminal 4 Aeroporto de Madrid-Barajas. Também em 2007, dois agentes da Guarda Civil foram vitimados em dois atentados. O funeral dos guardas Diego Salvá e Carlos Sáenz foi acompanhado por Felipe, herdeiro da coroa espanhola, e sua mulher, Letizia.

A 18 de fevereiro de 2004, a ETA anunciou as tréguas com a Catalunha. Estas tréguas têm como objetivo procurar unir o povo basco com o povo catalão.

Resumindo, os principais alvos da ETA são a polícia, os membros do governo basco e a Guarda Civil. O simbolismo deste grupo passa pela serpente e pelo machado. É um grupo que privilegia a violência para alcançar o seu objetivo: a independência do país basco.

A 18 de fevereiro de 2004, a ETA anunciou as tréguas com a Catalunha. Estas tréguas têm como objetivo procurar unir o povo basco com o povo catalão.


Daniela Vicente

Título: Os etarras

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 2

605 

Comentários - Os etarras

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios