Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Os espirros

Os espirros

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Comentários: 2
Os espirros

Quando nós inspiramos, o ar inalado pode conter partículas de pó, químicos e outros agentes irritantes, possívelmente nocivos para o corpo, especialmente para o aparelho trespiratório e pulmões.

Embora os minusculos pelos que há dentro das narinas, prendam muitas partículas, algumas passam para dentro, causando alergias.

A fim de ajudar, o corpo reage tentando expelir à força as partículas ofensivas através do arco reflexo do espirro.

Existem várias outras razões para espirrarmos, incluindo a limpeza das passagens nasais quando constipados, para expelir alergénios se formos alérgicos a algo, inclusive ao próprio sol.
Na realidade quando o sol é muito forte pode levar algumas pessoas a espirrar, sendo isto especificamente designado por espirro fótico.
Quando os terminais nervosos do nariz detetam um estímulo, são enviados impulsos para o cérebro que iniciam uma cadeia de eventos fisiológicos que permitem ao corpo livrar-se do item indesejado.

Antes da irritação, os músculos do diafragma estão relaxados e quando um agente irritante entra no corpo, os terminais nervosos no revestimento do nariz dão sinal ao cérebro.
A contração do diafragma causa uma rápida entrada de ar e os músculos contraem-se.

Por sua vez, o cérebro manda contrair os músculos respiratórios, incluindo os da garganta, torax e diafragma.

Juntamente com o alérgeno ou agente irritante ofensivo, o corpo expele também saliva e muco da boca e cavidade nasal a uma velocidade de até 160 Km/hora.
A garganta abre-se de repente expelindo o ar do corpo explosivamente, fazendo a cavidade peitoral contrair-se subitamente. Então, o diafragma volta a relaxar.
No seguimento destas ações, o cérebro diz à garganta para se fechar e isto, combinado com a contação dos músculos abdominais, aumenta a pressão do ar nos pulmões.

Quase toda a gente tem alergia a determinados agentes irritantes.
É por isso que se desencadeiam os espirros, a fim de expulsar ao máximo as substãncias tóxicas.

Contudo, todos nos lidamos diáriamente com esses agentes que provocam os sintomas da doença.

Em face da situação convêm termos muito cuidado com a exposição a essas substâncias e evitá-las.

Para isso devemos ter conhecimento das quais fazem detonar todo o processo.
Com efeito pode ser uma simples partícula de pó, o sol excessivo, um desinfetante que se utiliza na limpeza da casa ou o pólen das árvores.

Na primavera estamos mais sugeitos á ação destes alérgennos, em virtude do florecimento das árvores e de uma maior poeira ou poluição.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Os espirros

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

611 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    30-08-2014 às 22:00:37

    Bem interessante esses espirros que ocorrem conosco. Mais interessanteainda é que o ccérebro comunica-se com todo o resto do corpo. Isso é genial! Adorei este texto - os espirros!

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    17-09-2012 às 14:09:08

    Os espirros têm origens diversas mas a maior parte provêm de alergias.Os agentes que provocam as alergias e consequentemente os espirros são os pólenes, o pó da casa, os ácaros e os detergentes de casa.Deste modo é necessário eliminá-los para não provocarem os incómodos espirros.

    ¬ Responder

Comentários - Os espirros

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Cães e Humanos: Amizade por interesses

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Animais Estimação
Cães e Humanos: Amizade por interesses\"Rua
Não é de hoje que os cães são considerados nossos melhores amigos, porém como toda amizade ela não é totalmente incondicional e livre de interesses, pense bem, você pode discordar a princípio, mas analise a fundo e verá que tenho razão.

Cães convivem conosco a mais de 10mil anos, foi lá atrás na pré história que essa amizade começou, uma das mais duradouras da história. Teorias dizem que essa conexão iniciou pois ambas as espécies precisavam de algo que não possuíam e juntos se completaram.

Em plena era do gelo onde a sobrevivência estava sendo testada a todo vapor, aquele lobo considerado mais corajoso se encontrou com um homem também corajoso e resolveram unir forças, talvez não conscientemente, mas deu certo para ambos, e ali iniciava uma amizade que duraria por milênios.

Nesse estágio da nossa história, corríamos perigo de sobrevivência; faltava comida, segurança e energia ! ... E então percebemos que esses lobos simpáticos poderiam nos dar uma vantagem na corrida contra a morte, afinal eles caçavam muito bem , coisa que tínhamos dificuldade em fazer pela falta de energia naquele momento; então pensamos, eles nos ajudam a caçar, nós dividimos o alimento e em troca eles ganham segurança e afeto, e foi assim que essa amizade nos ajudou a enfrentar todos os percalços do caminho, e hoje evoluímos tanto que não precisamos mais de seus serviços e ainda sim continuam sendo nossos melhores amigos, posso dizer então que realmente é uma amizade verdadeira, que surgiu da dificuldade e interesses mas que não se deixou abalar por nada.

Então, agora quando virmos alguém maltratar esses animais, desdenhar deles dizendo que "não prestam pra nada", "não fazem nada de útil", como a galinha que põe ovos, ou a vaca que dá leite, lembremo-nos o quão útil eles foram na nossa caminhada, não só no quesito físico mas também no emocional, numa época em que as aparências não importavam e nem o QI para se fazer um amigo, bastava ser corajoso o bastante pra ultrapassar barreiras e conhecer mais o outro, do jeito que ele viesse, garanto que vantagens incríveis nascerão dessa amizade, e não pense em vantagens como algo ruim, quando digo penso em a vantagem da gente se sentir o humano mais importante do mundo quando esses seres peludos nos olham nos olhos sem pedir mais nada em troca, damos e recebemos carinho como nunca, uma retribuição silenciosa a quem sempre esteve do nosso lado, no pior e melhor momento.

O maior interesse em uma amizade é que ela dure para sempre, e acho que com os Cães conseguimos isso.

Pesquisar mais textos:

Lara Lavic

Título:Cães e Humanos: Amizade por interesses

Autor:Lara Lavic(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios