Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Os espirros

Os espirros

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Comentários: 2
Os espirros

Quando nós inspiramos, o ar inalado pode conter partículas de pó, químicos e outros agentes irritantes, possívelmente nocivos para o corpo, especialmente para o aparelho trespiratório e pulmões.

Embora os minusculos pelos que há dentro das narinas, prendam muitas partículas, algumas passam para dentro, causando alergias.

A fim de ajudar, o corpo reage tentando expelir à força as partículas ofensivas através do arco reflexo do espirro.

Existem várias outras razões para espirrarmos, incluindo a limpeza das passagens nasais quando constipados, para expelir alergénios se formos alérgicos a algo, inclusive ao próprio sol.
Na realidade quando o sol é muito forte pode levar algumas pessoas a espirrar, sendo isto especificamente designado por espirro fótico.
Quando os terminais nervosos do nariz detetam um estímulo, são enviados impulsos para o cérebro que iniciam uma cadeia de eventos fisiológicos que permitem ao corpo livrar-se do item indesejado.

Antes da irritação, os músculos do diafragma estão relaxados e quando um agente irritante entra no corpo, os terminais nervosos no revestimento do nariz dão sinal ao cérebro.
A contração do diafragma causa uma rápida entrada de ar e os músculos contraem-se.

Por sua vez, o cérebro manda contrair os músculos respiratórios, incluindo os da garganta, torax e diafragma.

Juntamente com o alérgeno ou agente irritante ofensivo, o corpo expele também saliva e muco da boca e cavidade nasal a uma velocidade de até 160 Km/hora.
A garganta abre-se de repente expelindo o ar do corpo explosivamente, fazendo a cavidade peitoral contrair-se subitamente. Então, o diafragma volta a relaxar.
No seguimento destas ações, o cérebro diz à garganta para se fechar e isto, combinado com a contação dos músculos abdominais, aumenta a pressão do ar nos pulmões.

Quase toda a gente tem alergia a determinados agentes irritantes.
É por isso que se desencadeiam os espirros, a fim de expulsar ao máximo as substãncias tóxicas.

Contudo, todos nos lidamos diáriamente com esses agentes que provocam os sintomas da doença.

Em face da situação convêm termos muito cuidado com a exposição a essas substâncias e evitá-las.

Para isso devemos ter conhecimento das quais fazem detonar todo o processo.
Com efeito pode ser uma simples partícula de pó, o sol excessivo, um desinfetante que se utiliza na limpeza da casa ou o pólen das árvores.

Na primavera estamos mais sugeitos á ação destes alérgennos, em virtude do florecimento das árvores e de uma maior poeira ou poluição.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Os espirros

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

611 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    30-08-2014 às 22:00:37

    Bem interessante esses espirros que ocorrem conosco. Mais interessanteainda é que o ccérebro comunica-se com todo o resto do corpo. Isso é genial! Adorei este texto - os espirros!

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    17-09-2012 às 14:09:08

    Os espirros têm origens diversas mas a maior parte provêm de alergias.Os agentes que provocam as alergias e consequentemente os espirros são os pólenes, o pó da casa, os ácaros e os detergentes de casa.Deste modo é necessário eliminá-los para não provocarem os incómodos espirros.

    ¬ Responder

Comentários - Os espirros

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios