Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > O que se passa com o Mundo?

O que se passa com o Mundo?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 14
O que se passa com o Mundo?

Quantas vezes nos temos colocado esta mesma questão? Que será que se passa com o mundo? Parece que está tudo maluquinho!? Acredito que não existe um argumento ou justificação válida para o tipo de acontecimentos negativos que temos vindo a presenciar nestes últimos anos ou para o estado, aparentemente cada vez mais assustador a nível económico a nível mundial, existem sim vários. Varias são as causas que têm levado a um crescente número de efeitos negativos e atitudes que temos vindo a presenciar e a ouvir falar nos media.

A meu ver existem várias possíveis respostas mas apenas duas fazem mais sentido.




A primeira resposta põe a culpa do estado caótico do mundo nas pessoas e nos dirigentes que estiveram no poder a algumas décadas atrás, que não souberam antever o resultado da sua má gestão das finanças públicas e privadas, pensando que o dinheiro nunca iria acabar. Os que vieram antes, pensavam apenas no dia de hoje, passando essa mesma mentalidade consumista cada vez mais valorizada para esta ultima geração.

Mas será que isto é desculpa!? Não é a primeira vez que se vive um caos e irresponsabilidade a nível económica na história do planeta por causa dos erros do passado dos nossos antepassados ou por causa daqueles que se encontram no poder, aliás, a história da humanidade mostra-nos que isto é um facto socioeconómico recorrente ao longo das eras.

A segunda hipótese, que tem uma maior probabilidade de estar correta, ou que melhor complementa a ideia anterior ou qualquer uma das outras que se possa ter, é muito simplesmente justificada por, uma alteração demasiado grande e rápida nos valores, que nós enquanto seres humanos e/ou sociedade temos vindo a adotar. Faça a si mesmo esta pergunta: O que mudou no mundo nestes últimos 20 a 30 anos?

Não se terá dado uma alteração profunda na forma como educamos os nossos filhos? Não nos tornamos uma sociedade cada vez mais consumista? Que tipo de programas de televisão deixamos as crianças ver? Não passou a ver uma crescente dessensibilização daqui que era considerado errado? Não existirá também agora, graças à uma cada vez mais rápida evolução tecnológica, uma maior facilidade na transmissão e recepção de informação que muitas vezes não temos como filtrar?

Ficam estas duas ideias, qual acredita que está mais próxima da verdade? Ou estarão as duas igualmente certas? A verdadeira questão que nos deverá preocupar não é, como será que isto vai acabar. Mas sim o que podemos fazer para mudar as mentalidades que não ponderam acerca deste assunto e que precipitam o mundo para um caminho que poderá ser desastroso!?


Bruno Jorge

Título: O que se passa com o Mundo?

Autor: Bruno Jorge (todos os textos)

Visitas: 14

631 

Comentários - O que se passa com o Mundo?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios