Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > O que é ser pobre?

O que é ser pobre?

Categoria: Outros
O que é ser pobre?

A pergunta me pegou de surpresa. Fiquei parecendo peixe no rio tentando explicar o que é água. Sei o que é pobreza de sentir a falta das coisas, mas nunca havia conceituado minha condição social.

Poderia dizer que é pobre quem não tem dinheiro, mas quem não tem quanto dinheiro? Quem tem apenas 1 real é pobre com certeza da mesmo forma que quem tem 1 milhão é rico, mas em que momento entre um real e um milhão de reais uma pessoa deixa de ser pobre?

Na medida em que se vive pobre, a pobreza vai perdendo os contornos. Não que nos acostumemos com ela, pois ninguém se acostuma com coisa ruim, mas a gente segue adiante, quase indiferente. É quando descobrimos que a falta de sonho mata mais rápido do que a de dinheiro. Que o ato da criação, do qual dependemos muito mais que do dinheiro, continua de graça e que ser pobre não significa na verdade muita coisa.

Percebi que não fazia sentido explicar minha pobreza e na vida o que não faz sentido não merece nosso tempo. O cara que ficasse pobre para saber o que era ser pobre, pois eu estava ocupado demais lendo Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Marquez...

Falando em Gabo, o cara escreveu um dos livros mais importantes da literatura mundial, na maior pindaíba. Segundo Eric Nepomuceno, seu tradutor

“no meio do caminho o dinheiro acabou, o Opel, foi primeiro penhorado, e depois vendido, e penhoradas foram as joias de Mercedes e vários utensílios domésticos, a televisão, o rádio. Amigos emprestaram dinheiro, e quando finalmente o livro acabou, Garcia Márquez e Mercedez deviam nove meses de aluguel, quatro meses de açougue, sabe-se lá quantos meses de quitanda e padaria, e não tinham mais nada para empenhar ou vender.”

Gabo me mostrou que nossos sonhos merecem mais atenção que nossa pobreza. Quando o pobre elege como prioridade deixar de ser pobre ele quase sempre se transforma num pobre mais lucrativo e acaba ficando ainda mais pobre. Não respondi a quem me perguntou o que era ser pobre. Preferi falar sobre o livro que estava lendo, mas o cara nunca lera Gabriel Garcia Marquez...
Era muito mais pobre do que eu!


Luiz Mozzambani Neto

Título: O que é ser pobre?

Autor: Luiz Mozzambani Neto (todos os textos)

Visitas: 0

1 

Comentários - O que é ser pobre?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios