Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > O que é ser pobre?

O que é ser pobre?

Categoria: Outros
O que é ser pobre?

A pergunta me pegou de surpresa. Fiquei parecendo peixe no rio tentando explicar o que é água. Sei o que é pobreza de sentir a falta das coisas, mas nunca havia conceituado minha condição social.

Poderia dizer que é pobre quem não tem dinheiro, mas quem não tem quanto dinheiro? Quem tem apenas 1 real é pobre com certeza da mesmo forma que quem tem 1 milhão é rico, mas em que momento entre um real e um milhão de reais uma pessoa deixa de ser pobre?

Na medida em que se vive pobre, a pobreza vai perdendo os contornos. Não que nos acostumemos com ela, pois ninguém se acostuma com coisa ruim, mas a gente segue adiante, quase indiferente. É quando descobrimos que a falta de sonho mata mais rápido do que a de dinheiro. Que o ato da criação, do qual dependemos muito mais que do dinheiro, continua de graça e que ser pobre não significa na verdade muita coisa.

Percebi que não fazia sentido explicar minha pobreza e na vida o que não faz sentido não merece nosso tempo. O cara que ficasse pobre para saber o que era ser pobre, pois eu estava ocupado demais lendo Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Marquez...

Falando em Gabo, o cara escreveu um dos livros mais importantes da literatura mundial, na maior pindaíba. Segundo Eric Nepomuceno, seu tradutor

“no meio do caminho o dinheiro acabou, o Opel, foi primeiro penhorado, e depois vendido, e penhoradas foram as joias de Mercedes e vários utensílios domésticos, a televisão, o rádio. Amigos emprestaram dinheiro, e quando finalmente o livro acabou, Garcia Márquez e Mercedez deviam nove meses de aluguel, quatro meses de açougue, sabe-se lá quantos meses de quitanda e padaria, e não tinham mais nada para empenhar ou vender.”

Gabo me mostrou que nossos sonhos merecem mais atenção que nossa pobreza. Quando o pobre elege como prioridade deixar de ser pobre ele quase sempre se transforma num pobre mais lucrativo e acaba ficando ainda mais pobre. Não respondi a quem me perguntou o que era ser pobre. Preferi falar sobre o livro que estava lendo, mas o cara nunca lera Gabriel Garcia Marquez...
Era muito mais pobre do que eu!


Luiz Mozzambani Neto

Título: O que é ser pobre?

Autor: Luiz Mozzambani Neto (todos os textos)

Visitas: 0

1 

Comentários - O que é ser pobre?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios