O Que É A Sugestão E A Autossugestão
Saímos de casa felizes e contentes, prontos para realizar nossas tarefas com êxito, e inevitavelmente, algo tenta nos atingir negativamente, pode ser em palavras por alguém proferida ou uma situação desagradável, que em poucos minutos ficamos tristes e desanimados.
Esse processo de fora, que ocorre no exterior, no mundo se chama sugestão. Já o processo de dentro, aquilo que permitimos acontecer, chama-se autossugestão.
As impressões sensoriais oriundas do ambiente que cerca o próprio indivíduo ou de declarações ou ações de outras pessoas são chamadas de sugestões, enquanto que as impressões que colocamos em nossa mente são ali instaladas por meio da autossugestão.
Ou, por outras palavras, ninguém pode influenciar outra pessoa sem o consentimento desta última, pois a influência se exerce através do poder da autossugestão da própria pessoa.
Durante o tempo que passamos acordados o consciente se conserva de sentinela, guardando o subconsciente e defendendo-o de todas as sugestões que, vindo de fora, procuram alcançá-lo antes de terem sido examinadas e aceitas.
É dessa maneira que a natureza defende as criaturas humanas contra intrusos que, de outro modo, controlariam à vontade qualquer mente humana.
É por essa razão que devemos ter muito cuidado com as sugestões que recebemos diariamente pelo exterior, pelo mundo. Que através da autossugestão possamos usar um funil estreitando apenas pelo que decidimos pensar ou aceitar na mente.
É certo que podemos não nos deixar influenciar pelas palavras, situações no mundo externo, e sim assumir a responsabilidade por tal pensamento ser formulado e ficar instalado em nossa mente. É possível utilizar-se da autossugestão para que tenhamos controle do que pensamos e assim, agir conforme o bem que quisermos.