O que é a energia nuclear?
A energia nuclear corresponde à energia que é libertada pelo núcleo dos átomos quando esses átomos são levados para condições instáveis, por meio de processos artificiais. A partir da fissão nuclear é possível gerar vários tipos de energia: mecânica, térmica e radiação.
Sendo uma fonte térmica de energia primária – a energia nuclear foi amplamente estudada para ser aplicada na propulsão de navios militares e comerciais, aquecimento, produção de vapor industrial e dessalinização da água marítima. Apesar de toda a controvérsia que envolve o nuclear, este tipo de energia já satisfaz cerca de 18% das necessidades mundiais de eletricidade.
A Segunda Guerra Mundial veio acelerar o processo de estudo e investigação sobre a energia nuclear e foi neste contexto que se revelou ao mundo o seu enorme potencial para causar danos. Pese embora as diferentes opiniões sobre esta fonte de energia, o que é facto é que o nuclear apresenta benefícios devido às suas aplicações na indústria, agropecuária, medicina ou ambiente.
As grandes preocupações e desvantagens relativamente ao nuclear residem no perigo de acidentes ambientais e na eliminação do lixo atómico. De momento não existe nenhuma forma de reciclar esse lixo atómico (resíduos que ficam nos reatores onde ocorre a fissão nuclear). Estes resíduos atómicos apresentam níveis bastante elevados de radiação, sendo por isso armazenados em contentores metálicos devidamente protegidos por caixas de betão, e lançados ao mar.
Como consequência pode originar cancros e outras doenças graves e levar à morte de pessoas, animais e plantas. Além disso provoca a contaminação dos solos e dos lençóis de água.