O período pós Guerras
Tudo o que girou a seguir foram regidos pelo clima de rivalidade entre EUA e URSS. Em fevereiro de 1945 houve a Conferência de Ialta, na Rússia, no qual foi decretado que a Alemanha seria dividida em zonas de ocupação. Ainda em 1945, em junho, foi criada a ONU, Organização das Nações Unidas, inicialmente com 50 países. O órgão superior foi compostpo pelos 5 membros permanentes: Estados Unidos, China, União Soviética, China, Inglaterra e França). Foram estabelecidas também organismos para agir em áreas específicas, como a OMS, Organização Mundial da Saúde, e o FMI, Fundo Monetário Internacional. O objetivo geral da ONU é estabelecer o intermédio de relação entre os países, porém a mesma cooperação sempre esteve sob controle dos grandes países.
A conferência de Potsdam, na Alemanha , estabeleceu a cisão do mesmo país, que seria ocupado por França, EUA, URRS, e Inglaterra, para a eliminação da cultura nazista no país. Porém, esta invasão estabeleceu uma divisão maior no país: o leste seria dominado pela União Soviética, e o oeste pelos países capitalistas. Em 1949, esta divisão se tornou oficial e a Alemanha passou a ser República Federativa Alemã (RFA –lado capitalista) e república Democrática Alemã (RDA –lado socialista). Os acordos estabelecidos após a guerra também afetaram a Europa como um todo, pois, no lado oriental a influência socialista ainda crescia, e o lado ocidental era dominado pelos países capitalistas.
Desta forma os acordos estabelecidos após o termino das guerras começou a perder força, de forma que o clima de tensão bipolar rodeava quase todos os países. Nesta época o desenvolvimento tecnológico, armamentista, atômico e militar cresceu bruscamente, fato que marcou a época (mais ou menos entre 1945 e 1949). Então daí surgiu o termo guerra fria, que foi nada menos que a situação política que sustentava de maneira indireta as disputas geopolíticas entre as grandes potências mundiais.