Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > O papel das abelhas

O papel das abelhas

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 6
Comentários: 1
O papel das abelhas

As abelhas estão atualmente, em declínio em todo o mundo. Contudo, têm um papel crucial na preservação do ecossistema.

A abelha europeia( Apis mellifera) é considerada um dos insetos mais valiosos do mundo, por produzirem mel e cera, que podem ser recolhidos e polinizados,de uma forma extensiva, num grande número de plantas e culturas.

As larvas das abelhas eclodem dos ovos postos pela abelha rainha, ou mestra, da colónia, para as paredes dos alvéolos da colmeia.

Estes insetos alimentam-se de geleia real, que é uma substância segregada pelas abelhas obreiras, tornando-se larvas adolescentes , e depois zangôes ou rainhas.
O seu papel é ajudar na construção das colmeias e são ainda respnsáveis pela procura do néctar e do pólen e, pela proteção das outras abelhas.

A rainha é a maior abelha de todas e tem o papel principal de gerir a colónia. Além disso, ingere mais geleia real do que as outras, afim de desenvolver os ovários para receber os ovos.

O seu mais precioso papel é na verdade, o mel que produzem, do néctar que recolhem das flores, sendo constituído por 80% de água e 320% de açúcar.

O mel, depois de recolhido, é guardado num saco e levado para a colmeia, onde é processado pelas obreiras, que usam enzimas para transformar o mel puro.

Depois é guardados nos favos da colmeia e tapado com uma camada de cera.

As abelhas usam notáveis sistemas de comunicação, ou seja, um conjunto de danças que servem para indicar a localização de uma fonte de néctar. A mais frequente é a chamada dança em oito, que a abelha que encontrou o néctar descreve.

O problema ´das abelhas é que as suas colónias estão em rápido declínio e com muitas quebras, cerca de 70%,em áreas dos EUA e Canadá.

O seu colapso está associado à produção reduzida de proteínas, causado por condições climáticas adversas, perda de habitat e uso de pesticidas e vírus.

O homem cria abelhas já desde os antigos egípcios, sendo consideradas preciosas devido ao mel cera de abelha e geleia real , que se destinam á alimentação e fabrico de cosméticos, suplementos e vitaminas.

O problema atual, é sem dúvida o seu franco declínio, tão importante para o ecossistema.


Teresa Maria Batista Gil

Título: O papel das abelhas

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 6

651 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoTeresa Maria Batista Gil

    03-08-2012 às 15:25:36

    As abelhas prestam um serviço muito útil no ecossistema. Por isso o homem as cria desde os povos mais antigos, como os egípcios. Mas, infelizmente a apicultura está em grande declínio.Atualmente as abelhas estão em franco declínio em todo o mundo, em virtude do distúrbio que se chama coplapso das colónias. As quebras são de 70% em determinadas áreas, devido á perda de habitat.A redução drástica das abelhas deve-se à reduzida produção de proteínas, causada pelas condições climáticas de adversidade, pesticidas e muitos vírus. Estes são prejudiciais e destróiem as abelhas , levando-as á morte.As abelhas têm uma anatomia que lhes permite desempenhar as suas funções, como asas para agilizar o voo, antenas, bolsa de pólen, para o transportar e escova para o pólen situada nas patas.Sabia que a boca das abelhas tem duas partes, uma para morder e outra para sugar?.E ainda que o papo tem um saco estomacal secundário, onde fica guardado o néctar?.As larvas são alimentadas com geleias real, que é segregada pelas obreiras. E,as da abelha rainha comem sempre geleia real, para desenvolver os ovários, afim de procriarem.As colmeias são feitas de favos, ou seja, duas camadas de células com seis lados. A cera é feita pelas obreiras e, depois de ficar em favos, guarda néctar, mel e larvas.As abelhas são muitas vezes vítimas de um ácaro para sitário, chamado Varroa, destrutor, que enfraquece a colónia e a deixa vulnerável a outras doenças.Os seus ovos dão origem ás larvas em três dias.O mel que provêm das abelhas é um alimento precioso para o homem porque é muito rico em vitaminas e minerais, bastante úteis na saúde. E um auxiliar óptimo para gripes, catarro e bronquite.O mel pode ser aplicado em máscaras para amaciar a pele e em cosméticos caseiros e industriais. É também um calmante peitoral, e muito apreciado por quase toda a gente. Até as crianças gostam de o incluir no leite, ficando com um sabor mais agradável. Na realidade o mel e a geleia real funcionam até como tónicos e elixires de beleza.

    ¬ Responder

Comentários - O papel das abelhas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios