O incrível Amazonas
É considerado o maior rio do mundo em comprimento, com 6.400 Km, maior volume e àrea de bacia, abranjendo países como o Brasil, Equador, Guiana, Peru, Bolívia e Venezuela. Percorre todos os kilómetros de oeste e este da América do sul e as suas águas são alimentadas em 20 por cento pelas águas doces da terra, chuva e neve, que cai na América do Sul.
A bacia hidrográfica do Amazonas é rodeada pela cordilheira dos Andes, planalto das guianas e Planalto brasileiro.
A planície é a maior do mundo e próxima do tamanho da Austrália. É ocupada pela floresta húmida da Amazónia, a maior floreta tropical da terra, formada de vegetação densa e húmida.
O seu clima é equatoriial, fica próximo do equador, sendo muito quente e húmido durante todo o ano.
Este clima é favorável a árvores enormes, chegando a 46 m de altura e tem aves lindissimas, répteis, animais arborículas e imensas borboletas.
Nesta floresta perduram animais incríveis como a jibóia, leão dourado, macacos, esquilos, jaguar, urania leilus e tucano.
Contudo, a Amazónia está ameaçada pela desflorestação e alterações climáticas, como por exemplo subida de temperatura.
Há partes da floresta que já foram ocupadas para a prática da agricultura e ranchos de gado.
A floresta do amazonas é incrível e armazena entre 90 e 140 mil milhões de toneladas de carbono. Se estas plantas libertassem o seu carbono para a atmosfera, o efeito de estufa aceleraria o aquecimento global.
Esta é assim uma das mais belas paisagens do mundo, devido aos seus animais exóticos, árvores gigantescas, canais, regatos, formados pelas chuvas ,e afluentes de rios.