Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > O Império Inglês

O Império Inglês

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 12
Comentários: 1
O Império Inglês

A Inglaterra era, por tradição, um país de intensa atividade marítima favorecida pela sua situação geográfica. Foi assim, a partir do século XVI, nomeadamente no reinado de Isabel I, que os ingleses tentaram estender a sua influência às regiões recém- descobertas, nomeadamente na América, em África e mais tarde na ìndia, disputando o comércio a portugueses e espanhóis.

A guerra do corso, foi sendo progressivamente substituída, no século XVII, pela ocupação territorial inglesa.
As perseguições religiosas e os conflitos políticos levaram muitas famílias a procurar na costa atlântica da América do Norte, a liberdade e a paz que não existiam no seu País.
Assim, fundaram as primeiras colónias inglesas, como a de Virgínia e Massachusetts.
A ocupação e conquista do território americano foram avançando.

Apesar do direito exclusivo territorial, os territórios americanos conseguiram atingir um elevado nível de desenvolvimento.
Ainda no século XVIII as treze colónias americanas, ao conseguirem a sua independência, deram origem aos Estados Unidos da América.

Os ingleses, fizeram publicar os Atos de Navegação, no período de Cromweell, que contribuíram para a perda da hegemonia comercial holandesa, para o triunfo ingl~es, nos mares.
Com esta lei, estabelecia-se que todas as mercadorias deveriam ser transportadas para Inglaterra, por barcos ingleses , e que os barcos estrangeiros, apenas podiam transportar para Inglaterra, mercadorias produzidas nos respetivos países.

Esta foi uma lei que constituíu um rude golpe nos interesses dos holandeses, que, eram, os principais intermediários do comércio realizado entre o NOrte e o sul, da Europa.
Assim, no século XVIII, a Inglaterra, tornou-se a principal potência comercial europeia.
Em face disto, a França entrou na concorrência do comércio colonial.

Deste modo, criou companhias de comércio e estabeleceu colónias na Amércica do Norte e Central, assim como no oriente, os quais viria a perder na sua quase totalidade em proveito da Inglaterra.

Oliver Cromwell, Lord Protetor, durante o período republicano, fez, através das suas medidas, com que a Inglaterra, afirmasse a sua hegenomia comercial no século XVII.
Os atos de Navegação contribuíram muito para o desenvolvimento comercial dos ingleses e inclusive da marinha mercante.

Tal como os holandeses, os ingleses também possuíam uma boa frota marítima, o que lhes dava grande vantagem, na disputa pelos mares.
Assim, apesar das rivalidades entre os franceses, ingleses e espanhóis, todos eles conseguiram impor a sua presença e formar grandes impérios coloniais.


Teresa Maria Batista Gil

Título: O Império Inglês

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 12

809 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Joaquim Barros

    14-04-2016 às 12:45:54

    um bom contiudo

    ¬ Responder

Comentários - O Império Inglês

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios