O Egito e os Faraós
Sendo nada menos que um oásis situado à nordeste da África do Sul, o Egito fica entre o Saara e a Arábia. No verão o Rio Nilo transborda, e no inverno ele volta para seu estado normal, deixando um enorme espaço úmido e fértil, possibilitando os agricultores colherem duas vezes que o normal.
Os primeiros homens a habitarem o Egito chegaram àquela terra cerca de 6000 anos antes de cristo. Eram descendentes de Cam, de pele geralmente morena e negra. Se organizaram em clãs de família, que acabaram por se tornar nomarcas. Isso por que as pessoas tiveram uma necessidade de se juntarem para trabalhar em equipe, modificando e criando barragens, para aproveitar melhor o Nilo.
Os nomos foram mesclado-se, até que o Egito passou a ser governado por apenas um rei, o faraó. A este próximo período é dado o nome de Antigo Egito.
O Antigo Egito teve o faraó Menes como primeiro governante, em 3500 antes de cristo. Em sua dinastia o país cresceu, sendo construídas as primeiras pirâmides, usadas como túmulos dos faraós. Aproximadamente 2200 antes de cristo, o Egito foi invadido por líbios, e este período da história é chamado de Primeira Era Intermediária.
O último período da história marcou a queda do Egito e é chamado de Baixo Egito. Em 525 antes de cristo o império foi invadido pelos persas e mais pra frente pelos romanos. O Egito foi a província mais rica dos Romanos, e a história deles está fortemente vinculada a este país.
Para conhecer mais sobre a história do Egito é aconselhável procurar em livros ou sites específicos, uma vez que a história desta região é rica em inúmeros aspectos.
Comentários ( 2 ) recentes
- Luene
27-08-2014 às 12:10:32O Egito é riquíssimo de grandes histórias para nosso estudo e civilização deste povo. Um lugar que encanta as pessoas, que sempre lutou e que ficamos muito admirados. Os faraós são grandes pessoas que nos causam tremenda curiosidade.
¬ Responder - Sofia Nunes
17-09-2012 às 12:53:34O Egito sempre exerceu sobre mim um fascínio especial, ocupando um lugar bem no topo da minha lista de países a visitar quando a minha condição económica me permitir esse que é o maior dos prazeres: viajar. E receio gostar do Egito não por qualquer razão extraordinária, mas sim pelas razões que movem tanta gente a adorar esse país: o mistério das pirâmides, os segredos dos faraós e, não menos crucial, a sua importância bíblica.
¬ Responder