Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > O efeito de estufa e as alterações climáticas

O efeito de estufa e as alterações climáticas

Categoria: Outros
O efeito de estufa e as alterações climáticas

O nosso planeta é fundamental para a existência de vida dos seres humanos. Ele está em constante interacção com os elementos que o rodeiam, tais como os oceanos, a superfície da Terra, o sol etc. A atmosfera è constituída por oxigénio e azoto. Estes dois gases representam noventa e nove por cento da sua composição, o restante é vapor de água, dióxido de carbono e outros componentes. As nuvens formam-se a partir do vapor de água. Estes são fundamentais no efeito de estufa. Estes gases funcionam como protectores ou um manto que mantêm a superfície da terra a uma temperatura amena. Deste modo o efeito de estufa é importante para o planeta. Mas se este efeito for muito forte o planeta torna-se muito quente e com temperaturas altas.

Com o avanço tecnológico as emissões de dióxido de carbono vão sendo cada vez maiores. A concentração dos gases aumenta na atmosfera e consequentemente a temperatura da superfície a Terra. As diferentes actividades económicas dos países estão ligadas à emissão dos gases com efeito de estufa, aumentando os perigos. As indústrias energéticas derivadas do petróleo, carvão e gás natural aumentam a emissão dos gases, tal como os transportes, a indústria de construção civil. Fornos das indústrias de cerâmica, azulejos, tijolos, agricultura, pecuária, serviços, resíduos e o uso de solventes. Na agricultura, as maiores emissões provêm dos fertilizantes químicos que emitem óxido de azoto tal como a lavra profunda dos campos. Por outro lado as grandes quantidades de estrumes guardadas ou espalhadas, emitem metano.

A energia das casas e escritórios bem como os banhos consomem muita energia. As indústrias queimam também muitos combustíveis. Os resíduos são muito prejudiciais porque libertam metano para a atmosfera. Os produtos usados nas lavandarias, as tintas, vernizes e solventes são ainda responsáveis por este aumento. Logo, se não se poupar nesta libertação de gases o planeta corre riscos de grandes problemas. As consequências destes efeitos são a expansão térmica das águas do oceano, a diminuição dos glaciares, e o aumento da energia na atmosfera devido ao aumento da temperatura. Por outro lado verifica-se a subida do nível do mar devido á expansão térmica e diminuição das calotes polares. Esta subida por seu lado provoca o aumento da erosão costeira, a inundação de terras baixas pela água do mar e até a sua intrusão nas salinas de água doce.

Deste modo assiste-se a um fenómeno de aumento das ondas de calor, maior risco de incêndios, perda de produtividade agrícola e maior risco de cheias e secas .

Teresa Maria Batista Gil

Título: O efeito de estufa e as alterações climáticas

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

629 

Imagem por: kevindooley

Comentários - O efeito de estufa e as alterações climáticas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Receptores digitais

Ler próximo texto...

Tema: TV HIFI
Receptores digitais\"Rua
Os receptores digitais são instrumentos que têm a função de receber sinal por via de canais digitais.

De acordo com a sua função, estes canais poderão ser satélite ou por cabo. Actualmente, já existem bastantes serviços de televisão por cabo que funcionam apenas com estes receptores, uma vez que é através deles que se consegue ter acesso não só aos canais de serviço, mas também a pacotes codificados.

O serviço de recepção de canais por satélite é um sistema independente para o qual é necessário ter um disco receptor satélite de modo a poder ter canais digitais fora dos serviços prestados pelos operadores de televisão digital.

Este instrumento permite que os próprios ecrãs sem tecnologia digital passem a usufruir desta através destes receptores. No entanto, a melhor qualidade só é garantida com um ecrã já com esta tecnologia.

Os receptores digitais permitem também aceder a uma multiplicidade de serviços, desde que devidamente configurados. Por exemplo, com estes receptores, é possível aceder a menus específicos de pausa de emissão para depois ser continuada, de serviços on-demand ou acesso a portais específicos, entre outros.

Esta pequena caixinha permite ao seu utilizador usufruir da televisão a um novo nível, de modo a que possa ter todas as comodidades no conforto do lar. 

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Receptores digitais

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: kevindooley

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    04-06-2014 às 06:53:28

    Gostei dos receptores digitais. Bom texto abordando isso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios