Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > O desenvolvimento dos meios de comunicação

O desenvolvimento dos meios de comunicação

Categoria: Outros
Visitas: 8
O desenvolvimento dos meios de comunicação

Desde os tempos primórdios que a comunicação é a base para o Homem se entender. Com o passar do tempo, a comunicação passou a ser essencial para o desenvolvimento da cultura do Homem. As pinturas rupestres servem como primeiro exemplo para classificar a era primitiva da comunicação. Os desenhos feitos nas cavernas serviam para o Homem se conseguir expressar e hoje fazem parte da nossa cultura.

A transição da Pré-História para a História, marca o aparecimento da escrita na Mesopotâmia e no Egipto. A escrita permitiu a criação da impressão de ilustrações e símbolos, dando a possibilidade de existir uma passagem da informação, que eficazmente melhorou a comunicação naquela altura. O jornal foi a criação que deu seguimento à escrita juntamente com a impressão. A transmissão da informação por escrito e de forma organizada trouxe consigo o desenvolvimento dos meios de comunicação, que assim abriram portas para novas escritas e novos caminhos no seio do desenvolvimento da sociedade, nomeadamente na leitura e aprendizagem do Homem.

A rádio veio impulsionar a rapidez e o alcance dos meios de comunicação. A inclusão do som como meio para suportar a comunicação entre o Homem surgiu nos inícios do século XX. Telenovelas, noticias, relatos desportivos e música eram temáticas fortes que apelaram à participação das pessoas neste meio. No seguimento do som, surgiu a imagem, ou seja, apareceu a Televisão. Juntando as vantagens do jornal e da rádio, conseguiu assim dar imagem, primeiro a preto e branco e depois a cores, da realidade do Homem. Um meio de comunicação capaz de suportar acontecimentos importantes em directo e mais importante que isso, associando a imagem. Alguém disse uma vez, “uma imagem vale mais que mil palavras” e neste caso a televisão veio desenvolver os meios de comunicação até aí existentes.

Quando se pensava que a evolução na tecnologia e meios de comunicação iria estagnar, o computador é inventado.

Ao principio como máquina de cálculos e de tamanho insuportável para ter em casa. Actualmente os computadores estão ao alcance de qualquer pessoa em vários formatos e para várias funcionalidade. É realmente surreal a mudança que se observa nos últimos anos em torno dos meios de comunicação. A Internet veio acentuar ainda mais essas diferenças, essas mudanças de paradigma tecnológico.

O mundo virtual instalou-se nos lares de cada pessoa e não há meio possível para fugir deste “vicio”


Bruno Silveira

Título: O desenvolvimento dos meios de comunicação

Autor: Bruno Silveira (todos os textos)

Visitas: 8

256 

Comentários - O desenvolvimento dos meios de comunicação

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Ler próximo texto...

Tema: Segurança
Raio Mata Três Pessoas No Brasil\"Rua
No dia 07 de novembro de 2014, três pessoas acabaram morrendo em decorrência de raios após as vítimas serem socorridas, mesmo depois de bastante tempo tentando reanimá-las.

Os três homens deram entrada no hospital com parada cardiorrespiratória e com muitas queimaduras. Esse incidente aconteceu na zona leste de São Paulo, as vitimas trabalhavam com ferro velho.

O Brasil é o país onde os raios estão mais presentes no mundo. São mais de 50 milhões de raios por ano. Esses raios atingem mais pessoas na zona rural, porém nas áreas urbanas ocorrem também só que com menos frequência.

Há pessoas que falam que raios não ocorrem duas vezes no mesmo lugar, mas isso é improvável, eles ocorrem sim! Tanto que nos últimos séculos, as tempestades aumentaram 90% por causa do aquecimento do planeta devido ao asfalto, que é uma das formas de poluição.

Alguns cuidados, nesses momentos, são importantes como: não ficar em área aberta, não usar o telefone e se vir uma tempestade, então permaneça no carro.

Os raios ocorrem no Brasil porque é um país tropical e de muito calor, por isso está em primeiro lugar em queda de raios. Nesse mesmo ano de 2014, um rapaz morreu usando o computador. Ele recebeu a eletricidade no momento em que o raio caiu na antena.

O estado de São Paulo lidera em quedas de raios. Um raio dura em média 1 segundo, e a queda de raios acontece por uma descarga elétrica que produz nuvens de chuva. Os relâmpagos ocorrem entre as nuvens e os raios pelo solo.

Algumas regiões tem tendência de cair mais raios, a descarga é visível a olho nu e é um fenômeno que produz um clarão. As mortes mais frequente são nas áreas urbanas, por isso não é seguro se proteger em baixo de árvores.

Pesquisar mais textos:

Gislene Santos Sousa

Título:Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Autor:Gislene Santos Sousa(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios