O conlito israelo- árabe
Ao longo da história foi ocupada por diversos povos, tendo sido o berço do Judaísmo e do Cristianismo.
No ano de 70 a.C, os romanos wxpulsaram os hebreus da Palestina, para evitar as suas lutas pela independência, obrigando-os a dispersar-se por toda a bacia do Mediterrâneo.
Este processo ficou conhecido como a diáspora judaica.
Isto significa que durante vinte anos, os judeus habitaram diferentes países, integrando-se nas respetivas culturas, mas mantendo sempre a sus religião.
Mais tarde, a Palestina , que não fazia parte do Império romano do Oriente, foi ocupada pelos árabes.
Esteve sob o domínio do Império Turco Otomano, que se desmembrou ap´´os a I Guerra Mundial.
Seguidamente, passou a ser administrada pela Grã-Bretanha, até que eles começaram a emigrar para a Palestina, onde iniciaram a compra de terras aos palestinianos árabes.
Depois da 2. Guerra Mundia, os judeus foram práticamente exterminados por Hitler e pelos nazis, levando ao aumento da emigração judaica para a Palestina.
Em face disto, a Onu propôs a criação de dois estados, ou seja, um árabe e outro judaico.
Porém, os líderes árabes recusaram, por sentires que essa terra lhes pertencia, considerando-se prejudicados com os territórios que lhes queriam atribuír.
Em maio, de 1974 foi fundado o estado de Israel, com a aprovação da Onu.
No entanto, este novo espaço, começou a ser atacado pelos países árabes vizinhos, a Síria, egito, Arábia Saudita, Iraque, e JOrdânia, tendo aliás saido vitorioso dessa luta.
A partir deste acontecimento, Israel envolveu-se em várias guerras com esses países, tendo como principal aliado e financiador os EUA.
Em 1994, foi criada a Autoridade Nacional Palestina, que é um estado árabe, que governa os territórios da Cisjordânia e Faixa de Gaza.
Jerusa~´em, é a terra sagrada e local de peregrinação para os judeus, cristãos e muculmanos. Possui 1204 sinagogas, 158 igrejas e 73 mesquitas.
As lutas pela terra sagrada continuam ainda, com muito derramamento de sangue.
Atualmente o Estado de Israel e da Palestina , nomeadamente no ano de 2010, possui cerca de oito milhões de habitantes e a Autoridade da Palestina, perto de quatro milhões de habitantes.