Negação
Há muitos anos atrás a terra era plana, e foi necessário que homens estudiosos se esforçassem para compreender e vir a fazer-nos compreender que afinal a terra é redonda… Entretanto muitos continuaram durante muito tempo a acreditar que era plana, sábios foram condenados por acreditar na nova teoria, sem que no entanto a mesma deixasse de ser a verdade.
Quando a generalidade das pessoas acreditou nesta e noutras teorias todo o conhecimento anterior foi posto em causa, no entanto, nada impede que nesse conhecimento anterior não houvesse verdades escondidas, e por certo haveria, uma vez que os novos pensamentos não se estruturam no vazio, eles têm normalmente por base pensamentos e conhecimentos anteriores. A ciência de hoje, não é um rompimento com a ciência passada, antes ela é um complemento do que já havia. Os novos passos dados hoje não seriam possíveis sem os passos anteriores, e de nada serve negarmos o que soubemos para fundamentar o que agora sabemos, pelo contrário, isso desacreditaria a eficácia do conhecimento moderno, sempre relativo, porque para cada hoje, esperamos um amanhã, que não convém que negue o hoje, que ora conhecemos, antes que parta do hoje com uma perspectiva viva de futuro, de forma a melhorar e aprimorar aquilo de que dispomos agora.
Importa portanto viver sempre na ânsia de melhorar o que temos, com base no conhecimento que granjeamos nesta nossa curta e frágil passagem pelo mundo, de forma a que o futuro dite o quão importante foi para a ciência vindoura o legado deixado pela geração ancestral.