Mães com Sentimento de Culpa
Numa sociedade em que as mulheres têm cada vez mais um papel ativo quer a nível profissional quer enquanto cidadãs, as mulheres mães carregam cada vez mais um sentimento de culpa pelas ausências obrigatórias nas vidas dos filhos.
A vida profissional obriga as mães dos dias de hoje a recorrer muitas vezes aos Tempos Livres e ás atividades extra curriculares de forma a preencher o tempo dos seus filhotes. Em casa e num espaço familiar, as tarefas também ocupam tempo e enquanto faz o jantar, apanha a roupa e prepara lanches para o dia seguinte.
Mas se estas mães heroínas são seres verdadeiramente extraordinários porque é que a sua maioria se sente culpada por não passar mais tempo com os seus filhos?
Mães com sentimento de culpa é um dos nossos maiores problemas na sociedade de hoje e como já é habito não haverem grandes queixas, este problema continua mudo mas sofrido na sociedade de hoje.
Ser mãe a tempo inteiro não é para qualquer uma e muitas são aqueles que defendem que necessitam de um papel ativo na sociedade, mas certo é que vivem de forma demasiado ativa.
Se é uma destas mães, deixe-me que lhe diga que se está a fazer o seu melhor, então não tenha qualquer sentimento de culpa. Quem não conhece o nosso caminho que atire a primeira pedra.
Em segundo lugar, deixe-me colocar-lhe uma pequena questão. Porque é que julga que se tem que jantar todos os dias às 20h em ponto? E porque não ás 20.30 porque esteve no chão da sala a brincar com o seu filho? Não se sinta pressionada para que a sua vida seja um relógio Britânico nas tarefas da casa.
Quando vai fazer o jantar porque não pedir ajuda ao seu filho? Aposto que ele vai adorar fazer a salada.
Na hora de dobrar os lençóis, sabe fazê-lo a dois? O seu petiz vai adorar, para mais se o embrulhar num e lhe fizer algumas cocegas.
Hora do banho? Porque não tomá-lo com a sua filhota? Pentear-lhe o cabelo calmamente no banho vai saber-lhe bem.
Lembra-se de algum jogo que gostasse quando era criança? Então jogue-o com o seu filho após o jantar ou a um Sábado á tarde.
Pense em algumas situações em que junto deles possa relaxar ou fazer as tarefas com alguma ajuda. Veja nos seus filhos uma verdadeira diversão ao invés de pensar neles como o seu projeto de vida em que não pode falhar.
Não se sinta culpada por ser uma mãe ocupada. Qualquer uma de nós sente isso e afinal de contas no fundo aquilo que mais nos enche o coração é o amor que temos por eles.
Também vai gostar:
Comentários ( 2 ) recentes
- Luene
31-08-2014 às 21:58:53Ser mãe é uma decisão muito séria. Deve-se pagar o preço da renúncia de seu querer em prol do filho. Se queres ser mãe há de correr os riscos, pois a criança precisa dela durante seus primeiros anos e de maneira integral. A educação dessa criança depende exclusivamente deles.
¬ Responder - Susana Valeiras
16-09-2012 às 15:15:59Sou da opinião que os filhos cada vez mais precisam da presença das mães,pois,cada vez mais somos crianças até mais tarde. Quantas das mães não o queria ser o tempo todo? E quantas mães têm que deixar os bebés de meses ao cuidade de amas?Infelizmente cada vez menos tempo há para os filhos,tornando-se assim o trabalho "mais importante" que os filhos pois sem trabalhar não os podemos ter e sustentar.
¬ Responder