Luto-como ultrapassar
É por isso que quando morre algum familiar próximo, as pessoas ainda vestem roupas pretas, como sinal de luto. Contudo, nalgumas sociedades, como por exemplo nas indianas, vestem-se de branco quando morre alguém querido.
Na realidade o preto é uma cor que significa tristeza e depressão, contráriamente ao branco que significa pureza.Como o preto absorve as energias, não deveria ser usado por muito tempo, porque agrava a depressão e a dor.
Ao invés, o branco é uma cor neutra e que possibilita coisas melhores, tal como alegria ou felicidade.
Para se ultrapassar a dor de uma perda de alguém que se gosta, como um cõnjuge, mãe ou pai, o ideal é não relembrar constantemente, com uma cor preta ou escura.
Além de não trazer o ente querido de volta à terra, agrava profundamente as lembranças.
Com efeito, o melhor é ficar com a lembrança dos entes queridos, de uma forma alegre e feliz, pois a tristeza, aliada á morte é apenas uma questão de mentalidade.
há sociedades que sempre celebraram as mortes, com música, tambores e outros rituais, que têm a ver com alegria e libertação.
Senão, vejamos, a morte pode ser vista como uma libertação, ou um inicio para outros mundos. Os egípcios já a viam , como um prolongamento da vida na terra e acreditavam na vida depois da morte. Dese modo, enterravam, junto com o morto, os seus pertences mais valiosos, como objetos de ouro, armas e alimentos.
Aliás, os egípcios davam mais valor à própria morte do que á vida, relembrando-a constantemente através das pirãmides e grandiosos túmulos, de rituais e hinos ou cãnticos.
Assim sendo, considera-se que a morte pode ser vista como uma coisa boa, ao invés de ser muito ruim e motivo de choros e lágrimas. Pelo contrário, deve relembrar-se o falecido como estando noutra vida, bem e feliz. A imagem que se deve guardar dele, é a dos momentos felizes da terra e não da fase terminal da doença.
Alterando o modo de pensar acerca da morte, é possível reduzir a dor de perda e ausência do defunto.
É caso para dizer, que se trata apenas de uma mudança de estado, e de mentalidade.
Comentários ( 4 ) recentes
- Luene
28-07-2014 às 16:24:31O luto é difícil! Nos primeiros dias, meses e pode durar até anos. Isso vai depender de cada que reage a uma situação como essa. Mas, é bom sempre pensar que a vida continua e que tudo passa nessa vida.
¬ Responder - Carla Horta
16-09-2012 às 22:14:49O luto é muito próprio e muito intimo. cada um tem o seu durante o tempo que necessite e da forma com que se sente bem. Seja um luto vestido ou sentido, cada um o carrega da forma que melhor entender. É uma questão de sentimento profundo de cada um e há que respeitá-lo.
¬ Responder - joana
29-06-2012 às 14:53:57O luto é um processo , unico e sentido diferente por cada pessoa.
¬ Responder
Não existe um padrão de processar do luto Universal.
Parabêns Teresa, gostei muito
- Diogo
28-06-2012 às 10:33:12O luto não deve ser tão pessado.. Temos de passar a usar o luto como forma de relembras os bons momentos que se passou com aquela pessoa, chega de usar uma cor tão pessada e deixar de sorrir só porque temos saudades de uma certa pessoa..
¬ Responder
A vida é feita de altos e baixos, e quando alguém perto de nos se afasta para sempre, à que o honrar e relembrar as boas memorias..
E nunca mas nunca parar de fazer qualquer coisa, apenas porque essa pessoa já foi..
Há que continuar a viver e principalmente a ser feliz, pois a pessoa que partiu iria querer que continuemos felizes...