Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Lírio entre Espinhos

Lírio entre Espinhos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Lírio entre Espinhos

Numa alusão a Cantares de Salomão 2:2 falemos um pouco do que pode significar ser um lírio entre espinhos.

O lírio é uma das mais antigas flores de que se tem notícia, é uma flor elegante, de aspeto ora sensível, ora exuberante dependendo da sua cor e do tamanho das suas flores. Desde há muitos séculos simboliza a pureza quando se trate de uma flor banca, às outras cores foram atribuídos muitos outros significados ao longo dos tempos. Jesus falou dos lírios indicando a provisão de Deus quando disse “olhai para os lírios do campo, como eles crescem, não trabalham nem fiam”.

Já os espinhos podem pertencer a diversas plantas, as rosas têm espinhos, as silvas são cobertas de espinhos, e tantas outras plantas do campo, que não definimos em particular devido à sua infinidade… o que sabemos dos espinhos é que picam, não têm em si mesmos beleza natural, ainda que as plantas que os têm possam ter a sua própria beleza, mas os espinhos são sempre um senão. O espinho quase sempre simboliza algo que nos sufoca, algo que nos é contrário, algo que nos impede muitas vezes de chegar àquilo que queremos.

Um lírio entre os espinhos é algo de singular, em primeiro lugar porque ganha visibilidade. Se estivermos perante um campo de espinhos e virmos um lírio, é o lírio que nos desperta a atenção, e podemos até desejar apanhar o lírio, mas os espinhos muitas vezes impedem-nos de nos aproximarmos. Precisamos lutar veementemente com os espinhos até podermos alcançar o lírio.

Vivemos num mundo de espinhos. As dificuldades da vida, as rotinas mais ou menos monótonas que vamos criando, a correria que se vai transformando em stress, os crimes hediondos que se vão noticiando, a indiferença das pessoas aos problemas das outras pessoas, enfim um triste panorama de um mundo a preto e branco…

No entanto existem pessoas neste mundo que se preocupam com as outras pessoas, gentes anónimas que ajudam os necessitados, indivíduos que qual bom samaritano estendem a mão aos que veem caídos na beira da estrada, sem eira nem beira, sem sentido e sem destino… estas pessoas são lírios que trazem cor a um postal quase preto por vezes com cores de sépia…

É com estas pessoas que conta o mundo, parecem poucas porque elas são discretas, não se manifestam, nada dizem, fazem muito, ao contrário de tanta gente que fala tanto e faz tão pouco… Só que apesar do seu silencio, apesar da sua discrição, apesar de não aparecerem nos telejornais, porque a bondade não vende, altruísmo não vende, o que vende é o crime, a revolta e o ódio… mas apesar do seu anonimato, estas pessoas são vistas pelo menos por aquelas a quem fazem bem. Procuremos ser assim, qual lírio entre os espinhos!


Ana Sebastião

Título: Lírio entre Espinhos

Autor: Ana Sebastião (todos os textos)

Visitas: 0

687 

Comentários - Lírio entre Espinhos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Segurança
Raio Mata Três Pessoas No Brasil\"Rua
No dia 07 de novembro de 2014, três pessoas acabaram morrendo em decorrência de raios após as vítimas serem socorridas, mesmo depois de bastante tempo tentando reanimá-las.

Os três homens deram entrada no hospital com parada cardiorrespiratória e com muitas queimaduras. Esse incidente aconteceu na zona leste de São Paulo, as vitimas trabalhavam com ferro velho.

O Brasil é o país onde os raios estão mais presentes no mundo. São mais de 50 milhões de raios por ano. Esses raios atingem mais pessoas na zona rural, porém nas áreas urbanas ocorrem também só que com menos frequência.

Há pessoas que falam que raios não ocorrem duas vezes no mesmo lugar, mas isso é improvável, eles ocorrem sim! Tanto que nos últimos séculos, as tempestades aumentaram 90% por causa do aquecimento do planeta devido ao asfalto, que é uma das formas de poluição.

Alguns cuidados, nesses momentos, são importantes como: não ficar em área aberta, não usar o telefone e se vir uma tempestade, então permaneça no carro.

Os raios ocorrem no Brasil porque é um país tropical e de muito calor, por isso está em primeiro lugar em queda de raios. Nesse mesmo ano de 2014, um rapaz morreu usando o computador. Ele recebeu a eletricidade no momento em que o raio caiu na antena.

O estado de São Paulo lidera em quedas de raios. Um raio dura em média 1 segundo, e a queda de raios acontece por uma descarga elétrica que produz nuvens de chuva. Os relâmpagos ocorrem entre as nuvens e os raios pelo solo.

Algumas regiões tem tendência de cair mais raios, a descarga é visível a olho nu e é um fenômeno que produz um clarão. As mortes mais frequente são nas áreas urbanas, por isso não é seguro se proteger em baixo de árvores.

Pesquisar mais textos:

Gislene Santos Sousa

Título:Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Autor:Gislene Santos Sousa(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios