Introdução para um Texto Narrativo
Na introdução são apresentados o assunto ou tema, os personagens, o espaço e o tempo e ainda a primeira indicação sobre o enredo que será de seguida desenvolvido e depois concluído.
A elaboração da introdução do texto narrativo implica um conhecimento prévio das regras básicas da construção deste tipo de texto. Antes de mais a linguagem utilizada deve ser coloquial e o vocabulário cuidadosamente escolhido e variado evitando a repetição de ideias, expressões e até mesmo estruturas frásicas completas.
O autor deve ter em linha de conta que a realização de um plano do texto não pode ser descurada. Nesse plano e no que à introdução diz respeito devem ser colocados todos os aspetos considerados essenciais para a apresentação da narrativa. Não é de todo imprescindível mas pode e deve ser considerada a inserção de figuras de retórica que motivem o leitor.
A redação da introdução não deverá prolongar-se em número de parágrafos. O que nela é referido deve tornar-se claro e de fácil leitura para não complicar aquilo que será depois expandido no desenvolvimento.
O leitor deverá sentir-se arrebatado pelo início do texto e, como tal, conquistá-lo é primordial. Se a introdução for demasiado básica ou extensa poderá desmotivar o leitor para a leitura integral do texto. Assim sendo, esta parte pode ser determinante no sucesso de toda a obra. Todos os autores reconhecidos atribuem à introdução a importância que ela de facto merece e elegem-na como o rosto das suas obras.
Um autor principiante deverá também fazer várias leituras de obras de qualidade reconhecida para mais depressa se familiarizar com a estrutura e a forma que uma boa introdução deve ter. A leitura é a fonte da riqueza vocabular e o melhor ambiente a explorar quando se quer escrever bem.
A introdução é apenas uma das partes que compõe essa estrutura e, por isso, fazer uma abordagem apenas a ela é incompleto.
Comentários ( 2 ) recentes
- Briana
18-08-2014 às 05:47:26O início é fundamental, pois é logo quando se prende a atenção do leitor e deve ser a mais bem produzida! Um texto narrativo é tão interessante, gosto demais. Obrigada pela explicação!
¬ Responder - Sophia
17-04-2014 às 20:28:11A Rua Direita agradece pelo belíssimo texto, muito bem elaborado! Parabéns!
¬ Responder