Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Inteligência Emocional

Inteligência Emocional

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Inteligência Emocional

Desde meados da década de 70, o Q.I., ou Quociente de Inteligência vem tomando lugar como o melhor método de medir a capacidade intelectual de alguém. Mas desde meados da década de 80, essa tese começou a ser duvidada com a teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner. Nessa teoria, é proposta que além do Q.I., que mede a capacidade lógico-matemática do indivíduo, existem mais oito tipos de inteligência. Desde então, o termo inteligência emocional tomou fama e reputação entre os psicólogos cognitivos e a sociedade em geral.

Inteligência emocional é o termo que designa alguém que consegue perceber, entender, controlar e usar as emoções conforme sua vontade. No livro Inteligência Emocional, de Daniel Goleman, que se tornou um best-seller internacional, ele nos explica através de vários exemplos como desenvolver e lidar com as emoções.

Um dos assuntos mais tocados referente a esse tema são os gênios com um Q.I. altíssimo, muitas vezes ultrapassando 160 ou 180, que simplesmente não conseguem se socializar, e consequentemente, seu alto poder intelectual nunca foi valorizado. Isso acontece com mais frequência do que imaginamos. O que essa teoria quer transmitir, é que não basta você saber resolver problemas de lógica e matemática, se você não é capaz de em um evento, por exemplo, apresentá-las, ou mesmo apresentá-las a um colega da universidade.

Também é graças à falta de inteligência emocional que temos tanta violência na nossa civilização. Se um assassino soubesse interpretar e sentir a emoção de sua vítima, não conseguiria terminar seu serviço. Se alunos da escola soubessem interpretar os sentimentos dos outros não haveria bullying.

Passa na Warner Channel uma séria de muito sucesso chamada The Big Bang Theory, onde o personagem principal é Sheldon, um gênio intelectual, mas que é antissocial e não sabe interpretar emoções, daí é que faz da série engraçada.

Para Daniel Goleman, não é Q.I. que faz de alguém um sucesso em seu trabalho, ou na sua comunidade; é sua inteligência emocional. É a sua capacidade de lidar com as pessoas, de pensar e calcular sua fala antes de dizê-la, de sentir empatia pelas pessoas, de não ter medo da multidão, de ter capacidade de automotivação, de ter capacidade de organização e negociação.

Enfim, essa teoria não veio desbancar o Q.I., pois mesmo esses psicólogos cognitivos autores e propagadores dessa teoria ainda acreditam no Q.I., eles estimam que o Q.I. ainda é capaz de medir 20% da inteligência humana. Mas mesmo ainda valorizando o Q.I., eles veem a inteligência como sendo um conjunto de habilidades, e não só uma habilidade, que seria a lógico-matemática. Para quem quer conhecer melhor essa teoria, recomendo o livro Inteligência Emocional, de Daniel Goleman, que tento citei aqui.


Diego César

Título: Inteligência Emocional

Autor: Diego César (todos os textos)

Visitas: 0

633 

Comentários - Inteligência Emocional

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios