Insucesso Escolar
Esta problemática afeta um em cada três alunos em Portugal.
As causas do Insucesso Escolar incidem sobretudo nos jovens e na família, no entanto, o meio escolar, social, económico e cultural também têm a sua importância.
A prevenção é o papel do jovem e de todos os que o rodeiam. A prevenção de maneira precoce das dificuldades de aprendizagem é a melhor forma de precaver o Insucesso Escolar. O desleixo e a preguiça são os piores inimigos. Os pais são essenciais na prevenção do Insucesso Escolar dos filhos. Devem estar atentos às mudanças dos jovens e evitar acusar as más companhias ou a Escola dos seus resultados negativos. Os pais devem, no entanto, aceitar a autonomia e independência dos filhos, para que estes se apercebam de que estão a crescer e, gradualmente, se tornem responsáveis.
O ponto fundamental é o diálogo. Os pais devem estar presentes para guiar e aconselhar. O facto de um jovem ter 18 anos não significa que já se pode orientar sozinho e que não necessita do apoio dos pais.
O ponto de vista do educador e filósofo, Paulo Freire, relativamente à educação é aquele com que mais concordo. Paulo Freire vê a educação essencialmente como uma intervenção, isto porque, sem educação não temos conhecimento, nem possibilidades de ascender de forma profissional ou, até como seres humanos.
O ser humano é curioso por natureza, por isso não entendo o Insucesso Escolar. Não consigo compreender porque é que algumas pessoas preferiam não estudar e ficar em casa sem nada com que se entreter.
Até esta problemática ser combatida, teremos de enfrentar imensas dificuldades. Ou então, será assim para sempre. Cabe a cada um de nós decidir como deverá ser o futuro. Para mim, desistir da escola é desistir da vida.
Também vai gostar:
Comentários ( 4 ) recentes
- Luene
28-07-2014 às 15:33:38Acredito que os pais devem acompanhar o andamento de estudos dos seus filhos. Às vezes, esses alunos sentem-se dificuldade e não tem com quem conversar, pois os pais estão muito ocupados e não dão atenção. Eles precisam de muito incentivo e cobrança não muito exagerada.
¬ Responder - Carla Horta
16-09-2012 às 21:49:14Este é um problema dos mais complicados com que pais e professores se deparam. O desinteresse é muitas vezes o causador e tendo em conta as condições com que muitos professores se deparam a nível de escolas e ministério, as coisas não têm tendência a melhorar. Um trabalho entre casa e escola é sempre o ideal, mas a prevenção é de facto o mais indicado.
¬ Responder - Sara Priscila
03-07-2012 às 17:15:29Concordo, mas como aluna também tenho observado professores que fazem tudo pelos seus jovens e eles não retribuem da mesma foram. Estão cada vez menos interessados.
¬ Responder - Carla
02-07-2012 às 12:37:46O problema começa nas escolas e em como os professores dão as aulas, esta certo que não são todos, mas grande parte...
¬ Responder