Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Insucesso Escolar

Insucesso Escolar

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 2
Comentários: 4
Insucesso Escolar

O insucesso escolar é caracterizado pelo baixo rendimento escolar dos alunos que, por inúmeras e distintas razões, não conseguiram obter resultados satisfatórios no período escolar e que, como consequência, são retidos. O insucesso escolar ocorre quando um aluno não tem interesse e não se dedica às tarefas escolares com motivação.

Esta problemática afeta um em cada três alunos em Portugal.

As causas do Insucesso Escolar incidem sobretudo nos jovens e na família, no entanto, o meio escolar, social, económico e cultural também têm a sua importância.

A prevenção é o papel do jovem e de todos os que o rodeiam. A prevenção de maneira precoce das dificuldades de aprendizagem é a melhor forma de precaver o Insucesso Escolar. O desleixo e a preguiça são os piores inimigos. Os pais são essenciais na prevenção do Insucesso Escolar dos filhos. Devem estar atentos às mudanças dos jovens e evitar acusar as más companhias ou a Escola dos seus resultados negativos. Os pais devem, no entanto, aceitar a autonomia e independência dos filhos, para que estes se apercebam de que estão a crescer e, gradualmente, se tornem responsáveis.

O ponto fundamental é o diálogo. Os pais devem estar presentes para guiar e aconselhar. O facto de um jovem ter 18 anos não significa que já se pode orientar sozinho e que não necessita do apoio dos pais.

O ponto de vista do educador e filósofo, Paulo Freire, relativamente à educação é aquele com que mais concordo. Paulo Freire vê a educação essencialmente como uma intervenção, isto porque, sem educação não temos conhecimento, nem possibilidades de ascender de forma profissional ou, até como seres humanos.

A educação é a grande criadora da sociedade. Sem ela, a comunidade estaria desorganizada e incapaz de realizar diversas funções. Se o ser humano não se preocupasse em aprender e ensinar, provavelmente ainda pensaríamos que a Terra é plana.
O ser humano é curioso por natureza, por isso não entendo o Insucesso Escolar. Não consigo compreender porque é que algumas pessoas preferiam não estudar e ficar em casa sem nada com que se entreter.

Até esta problemática ser combatida, teremos de enfrentar imensas dificuldades. Ou então, será assim para sempre. Cabe a cada um de nós decidir como deverá ser o futuro. Para mim, desistir da escola é desistir da vida.


Miaumiaumiau

Título: Insucesso Escolar

Autor: Miaumiaumiau Miaumiaumiau (todos os textos)

Visitas: 2

622 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    28-07-2014 às 15:33:38

    Acredito que os pais devem acompanhar o andamento de estudos dos seus filhos. Às vezes, esses alunos sentem-se dificuldade e não tem com quem conversar, pois os pais estão muito ocupados e não dão atenção. Eles precisam de muito incentivo e cobrança não muito exagerada.

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    16-09-2012 às 21:49:14

    Este é um problema dos mais complicados com que pais e professores se deparam. O desinteresse é muitas vezes o causador e tendo em conta as condições com que muitos professores se deparam a nível de escolas e ministério, as coisas não têm tendência a melhorar. Um trabalho entre casa e escola é sempre o ideal, mas a prevenção é de facto o mais indicado.

    ¬ Responder
  • MiaumiaumiauSara Priscila

    03-07-2012 às 17:15:29

    Concordo, mas como aluna também tenho observado professores que fazem tudo pelos seus jovens e eles não retribuem da mesma foram. Estão cada vez menos interessados.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCarla

    02-07-2012 às 12:37:46

    O problema começa nas escolas e em como os professores dão as aulas, esta certo que não são todos, mas grande parte...

    ¬ Responder

Comentários - Insucesso Escolar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios