Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Igreja do Santissimo Sacramento do Carvalhal

Igreja do Santissimo Sacramento do Carvalhal

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 4
Igreja do Santissimo Sacramento do Carvalhal

A igreja do Santíssimo Sacramento é constituída por três naves, foi mandada edificar segundo a tradição, pela Rainha Dona Leonor, sofreu várias alterações ao longo dos séculos, mas oferece interesse com o seu revestimento de azulejos tipo tapete datados do século XVII, duas esculturas, uma de pedra, do século XVI, representando Santo André e outra de madeira do século XVII representando Nossa Senhora da Piedade, e duas pinturas, uma um painel situado na nave lateral esquerda da igreja e outra, o primitivo retábulo mor constituído por cinco painéis e que se encontra atualmente na sacristia e está atribuído ao pintor maneirista António da Costa, a talha dourada do altar-mor é também de um trabalho extraordinário.
Na sacristia encontram-se ainda duas pinturas sobre madeira, quinhentistas, com a representação de S. Francisco de Assis e S. Bernardo.

A construção desta igreja é atribuída à Rainha Dona Leonor, contudo sofreu várias alterações ao longo dos tempos, e no seu portal é possível ver gravada a data 1700, esta remodelação do século XVIII terá sido a ultima grande remodelação e foi durante a mesma que procederam à construção da torre sineira.

É uma igreja de três naves, coberta por tetos de madeira de três planos e separadas por tramos de arcos sobre colunas de ordem toscana. O altar-mor de talha dourada tem colunas salomónicas de mármore e está ornamentado por várias imagens, das quais se destaca a escultura de pedra do século XVI representando S. Sebastião.

A nível da azulejaria, esta igreja tem as suas paredes revestidas de azulejos azuis e amarelos, do tipo tapete do século XVII. Nas empenas e no vão dos arcos encontram-se alguns embutidos cerâmicos com o símbolo do Santíssimo Sacramento, duas virgens e o menino.
O altar do Evangelho, localizado na nave lateral esquerda da igreja, ostenta um retábulo de pedraria do século XVII, com uma pintura sobre tábua da mesma época, onde é possível observar uma cena do Juízo Final, onde S. Miguel intercede pelas almas.

Na sacristia sobre o arcaz, está o retábulo que se encontrava no altar-mor antes da reforma barroca, datado dos fins do século XVI (segundo o livro Tesouros de Portugal). O Retábulo é constituído por cinco painéis que estão enquadrados por colunas clássicas com capitéis. A pintura é feita sobre madeira, a temática trabalhada pelo autor é claramente cristã, onde se encontra a representação dos passos da vida de Cristo, assim da esquerda para a direita encontramos no primeiro painel O Pentecostes, no segundo O anjo S. Gabriel, no terceiro A Última Ceia, no quarto A Ressureição e no último a Virgem e a Anunciação. Esta pintura foi atribuída ao pintor maneirista António da Costa e tem afinidades com as obras tardias da oficina de Diogo Teixeira.


Sónia Henriques

Título: Igreja do Santissimo Sacramento do Carvalhal

Autor: Sónia Henriques (todos os textos)

Visitas: 4

621 

Comentários - Igreja do Santissimo Sacramento do Carvalhal

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Contador de moedas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Material Escritório
Contador de moedas\"Rua
O mundo dos negócios exige um grande dispêndio de energia e muitas horas de trabalho. No entanto hoje já é possível fazer recurso da alta tecnologia para poupar tempo e dinheiro. O recurso às funções do computador para o comércio facilita e atrai muitos clientes para empresas e comerciantes. No que diz respeito a contas é possível fazer uma contagem rápida e eficaz do dinheiro, sem passar horas a contar e com o risco de engano. É por isso que cada vez mais pessoas ligadas a negócios e serviços optam por adquirir um contador de moedas. Deste modo sabem que poupam tempo e não falham na sua contagem.

Dos inúmeros equipamentos que a alta tecnologia põe ao dispor, este é sem dúvida um equipamento que beneficia em muito o trabalho de muita gente. Por ser pequeno é muito cómodo e exige pouco espaço, ou melhor pode ser colocado em qualquer lugar.

Torna-se evidente que as novas tecnologias vieram para simplificar a vida e trazem muitas vantagens, rentabilizam e poupam tempo. No caso do contador de moedas, sem enganos, falhas e complicações. É o ideal para ter num escritório de uma empresa, em escolas, cafés, pastelarias, salões de jogos, bancos, cinema, serviços financeiros e de tesouraria e outros ligados a serviços públicos e privados.

Em resumo, se está ligado a qualquer trabalho de comércio ou serviços pode poupar muto tempo e problemas apenas colocando um equipamento destes no seu espaço de trabalho. As suas vantagens são inúmeras, em especial: permite realizar uma contagem rápida das moedas dividindo-as e fazendo a sua soma, conta o total das moedas, o valor total em cada tipo de moedas e a quantidade de todas as moedas.

Contem e separa no mínimo duzentas e vinte moedas por minuto, sem erro, conta e separa tudo no mesmo equipamento, permite alimentar o aparelho com quantidades entre as trezentas e quinhentas moedas de cada vez e continuar a adicionar mais moedas enquanto está a contar. Além disso o aparelho pode ser programado para separar um número de moedas predeterminado.

O seu design é bastante inovador e resistente. Os materiais de elevada qualidade, de fácil ligação e paragem automática.

Possui uma elevada funcionalidade, baixo consumo (70W), pouco peso, aproximadamente quatro kg, velocidade ultra rápida, pequena dimensão e estão todos certificados pela EU. Deste modo também possuem garantia, são fáceis de usar e de arrumar.

As suas funções práticas permitem que o contador de moedas possa estar em qualquer lugar.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Contador de moedas

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios