História E Características Da Globalização
Juntamente com a globalização surgiu a era da informação, da internet e das mídias sociais. Pode-se, então, contar esse processo a partir da década de 1980.
No início do século XXI, assistimos ao crescimento da homogeneização e universalização dos padrões de consumo, resultados da mundialização e da globalização da economia. Vivemos em uma sociedade de consumo de massa que teve início em fins do século XIX e início do século XX, conforme ressalta Hobsbawm (1996,p.107), para o historiador “...a grande expansão da década de 1850 marca a fundação de uma economia industrial global e de uma história mundial única”
O processo de globalização ocorreu com as constantes e rápidas mudanças econômicas mundiais. As muitas transformações na economia é resultado dessa globalização. Os efeitos disso para o mundo são inúmeros, tais como: privatização do setor público, desregulamentação dos mercados, trocas de bens e serviços, dentre outros!
O aumento do número de empresas multinacionais foi uma das características da globalização. Mas você sabe o que é uma empresa multinacional? Caracteriza-se por desenvolver uma estratégia internacional a partir de uma base nacional, sob a coordenação de uma direção centralizada.
Normalmente, estruturam-se a partir de uma empresa matriz ou sede e suas filiais. As empresas filiais podem produzir para a matriz ou para o mercado doméstico onde estão inseridas.
- Abertura político-econômica dos países;
- Aumento das empresas multinacionais;
- Intenso comércio global; através de exportações e importações entre países;
- Aumento e Intensa concorrência entre empresas e países;
- Intensas transações financeiras;
- Desregulamentação dos mercados;
- Reestruturação econômica;
- Aumento da riqueza mundial;
- Fácil acesso à informação, a aquisição do conhecimento;
- Poder de compra em qualquer lugar do mundo via internet.
A globalização é a soma de muitas transformações, mas com certeza a evolução das telecomunicações, juntamente com os transportes, se destaca. A informática atualmente é essencial nas relações econômicas, mas também sociais, culturais, pessoais, etc.