Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Há espaço para todos!

Há espaço para todos!

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Comentários: 6
Há espaço para todos!

Há espaço para todos! Todos Quem? Todos os Artistas, todos os Escritores. A arte é universal. E muito mais o é, hoje em dia. Antigamente contava-se pelos dedos os escritores existentes na nossa sociedade. Agora é diferente. Agora qualquer pessoa pode escrever.

Basta ter um computador à mão com as características essensiais de edição. Além de que, com o frequente uso das redes sociais é ainda mais fácil publicar aquilo que se pensa. Mas será que os grandes nomes da arte e da literatura, têm medo da crescente avalanche de coisas auto-apelidadas de arte? Será que têm medo que as suas coisas escritas evapórem no tempo e que apareça alguém seja melhor que eles? Claro que não. Há espaço para todos. Isto porque depressa se destingue o trigo do joio. Ou seja, depressa se percebe o que é feito com qualidade e o que é despejado sem qualquer noção da realidade. Assim, na minha opinião, há espaço para todos. Até porque todos nós temos algo a aprender com quem está ao nosso lado.

Lembrei-me de escrever este artigo por causa de alguns comentários um pouco tristes, no meu entender, de certas pessoas (no entanto, com boa intenção) que me desincentivam de publicar certas coisas no meu blogue por causa do receio de que a minha escrita seja plagiada. A verdade é, se o meu objetivo é ser reconhecida na arte da escrita eu não posso ter medo. Sim. Se o meu principal objetivo é ser reconhecida só tenho uma coisa a fazer: divulgar a minha arte ao maior número possível de pessoas para que estes mesmos se tornem os meus fieis leitores. Pois, uma das coisas mais importantes e valiosas para um escritor não é a fama em si mesma, mas sim a existência de alguém que lhe dê o devido valor e que tenha uma palavra de incentivo e carinho. Assim sendo, não me posso refrear de publicar o que acho que é mais importante para os meus leitores, mesmo que corra alguns riscos.

Agora deve estar a pensar: Não tem medo que lhe roubem as ideias? Claro que não. Porque com medo não iria a lado nenhum. Se tivesse medo nunca viria a ser reconhecida e pior que tudo, não poderia realizar o meu maior sonho. O sonho de ser escritora de Profissão. Po outro lado, existem inúmeras ideias no universo. Se perder uma ideia, ganho outra no mesmo instante. Assim, mais uma vez reforço o que penso: Há espaço para todos!

Jovita Capitão

Título: Há espaço para todos!

Autor: Jovita Capitão (todos os textos)

Visitas: 0

608 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 6 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    26-07-2014 às 15:28:22

    Também concordo que há espaço para qualquer pessoa que escreve. Claro que é um grande desafio, mas as pessoas têm gostos muito diferentes e os estilos são bem distintos. O escritor, artista precisa encontrar seu público!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    26-05-2014 às 06:50:46

    Apesar da grande diversidade que há hoje em dia, ainda é possível ter um espaço na vida de alguém, alguma influência. Certamente, há espaço para todos!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    18-09-2012 às 00:13:09

    E quantos escritores só foram descobertos depois da sua morte? Quantas artes foram finalmente expostas depois dos seus autores desaparecerem. Há sim senhora espaço para todos e mais importante que tudo, há que dar valor e amor à arte, seja ela qual for, que por aqui, a arte mesmo é escrever. Parabéns pelo texto tão inspirador.

    ¬ Responder
  • Jovita CapitãoJovita Capitão

    25-09-2012 às 10:00:42

    Obrigada pelo carinho demonstrado.

    Cumprimentos,
    Jovita Capitão

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    09-09-2012 às 21:26:31

    A arte é de facto para todos. Quem não se lembra dos grandes escritores do século XIX e XX, desde Eça de Queirós a Fernando Pessoa. Com o tempo vemos as grandes obras desaparecer, embora ainda encontremos excelentes obras. Não deixe que as pessoas comandem a sua vida, pois vamos estar sempre rodeados de pessoas medíocres. Continue a escrever, pois escreve lindamente e pode dar uma excelente escritora. Boa sorte escritora!

    ¬ Responder
  • Jovita CapitãoJovita Capitão

    27-09-2012 às 23:17:57

    Muito obrigada pela opinião sincera Daniela Vicente. É sempre bom saber que somos reconhecidos por aquilo que fazemos.

    Cumprimentos,
    Jovita Capitão

    ¬ Responder

Comentários - Há espaço para todos!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios