Guias religiosos judaicos
O cantor, ou chazan em hebraico, funciona como emissário da congregação (sheliach tzibur), sendo o responsável pela sua condução e representação diante do Todo-poderoso aquando da prece. O chazan pode, eventualmente, e de acordo com as necessidades da comunidade, participar em deveres e responsabilidades de outras áreas de trabalho da sinagoga e da educação religiosa, se possuir as devidas qualificações. Por outro lado, na ausência do cantor, é possível delegar num devoto qualificado as funções de sheliach tzibur.
Há alguns requisitos que devem reger a escolha do cantor. Antes de mais, ele deve compreender o que está a recitar, o que inclui o significado das preces em hebraico, e fé para transmitir sinceridade na recitação. Não pode ser uma pessoa com vaidade e sem interesse, mas sim um indivíduo com capacidade para discutir e participar de maneira inteligente nos assuntos da comunidade. A voz e o treino musical são, naturalmente, elementos preciosos para o exercício desta função, podendo, em situações específicas, ser preteridos em favor de outros tidos como mais importantes.
O gabai é, na prática, o líder, leigo, de uma comunidade religiosa. Coadjuvado pela Junta de Directores e pelo rabino, a responsabilidade primária do gabai diz respeito à manutenção financeira da sinagoga e à gestão de assuntos de carácter geral relativos à congregação.