Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Guias religiosos judaicos

Guias religiosos judaicos

Categoria: Outros
Visitas: 1
Guias religiosos judaicos

O rabino é talvez o mais conhecido dos guias religiosos do Judaísmo. Em hebraico, é conhecido como rav, e representa o líder religioso da comunidade. Detém um conhecimento profundo da Tora, do Talmud e dos Códigos da Lei. A fé e a devoção pessoais constituem a base da sua autoridade e da aceitação por parte da comunidade, sendo o seu exemplo de vida o testemunho mais eficaz. O papel do rabino não se limita a servir a sinagoga, devendo prestar igualmente serviço à comunidade. A Tora confere-lhe legitimidade para analisar, orientar e decidir acerca de questões religiosas que lhe sejam trazidas. Da sua própria lealdade à lei depende a fidelidade das directrizes que aponta como soluções nos diversos casos, sendo o compromisso com os seus princípios intrínsecos fundamental.

O cantor, ou chazan em hebraico, funciona como emissário da congregação (sheliach tzibur), sendo o responsável pela sua condução e representação diante do Todo-poderoso aquando da prece. O chazan pode, eventualmente, e de acordo com as necessidades da comunidade, participar em deveres e responsabilidades de outras áreas de trabalho da sinagoga e da educação religiosa, se possuir as devidas qualificações. Por outro lado, na ausência do cantor, é possível delegar num devoto qualificado as funções de sheliach tzibur.

Há alguns requisitos que devem reger a escolha do cantor. Antes de mais, ele deve compreender o que está a recitar, o que inclui o significado das preces em hebraico, e fé para transmitir sinceridade na recitação. Não pode ser uma pessoa com vaidade e sem interesse, mas sim um indivíduo com capacidade para discutir e participar de maneira inteligente nos assuntos da comunidade. A voz e o treino musical são, naturalmente, elementos preciosos para o exercício desta função, podendo, em situações específicas, ser preteridos em favor de outros tidos como mais importantes.

O zelador (shamash) é um funcionário religioso com diversas incumbências na sinagoga: supervisão dos serviços diários, cuidado e manutenção dos objectos destinados aos rituais (livros de orações, …), prestação de auxílio ao rabino a vários níveis, enfim, é o que se poderia apelidar de «pau para toda a colher». A variedade das tarefas do shamash dependem, em grande medida, do seu grau de educação e estudos judaicos. Não há exigências religiosas formais, mas é compreensível que quanto mais elevada for a graduação, melhor será a sua prestação no cargo.

O gabai é, na prática, o líder, leigo, de uma comunidade religiosa. Coadjuvado pela Junta de Directores e pelo rabino, a responsabilidade primária do gabai diz respeito à manutenção financeira da sinagoga e à gestão de assuntos de carácter geral relativos à congregação.


Maria Bijóias

Título: Guias religiosos judaicos

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 1

704 

Imagem por: Or Hiltch

Comentários - Guias religiosos judaicos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Imagem por: Or Hiltch

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios