Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Guarda partilhada dos filhos. Sim ou não?

Guarda partilhada dos filhos. Sim ou não?

Categoria: Outros
Comentários: 2
Guarda partilhada dos filhos. Sim ou não?

A sociedade foi vítima, ao longo dos anos, de grandes transformações que com elas arrastam também alterações comportamentais e sociais. O conceito de família, foi uma das concepções, que juntamente com a sociedade sofreu algumas modificações. Presentemente, para haver uma família não existe a necessidade de um casamento. Esta, existe a partir do momento em que há convivência entre duas pessoas dentro do mesmo espaço físico.

Como se sabe, o número de divórcios, nos últimos anos tem vindo a crescer e com ele também o número de casos em que é o juiz quem tem que decidir qual dos progenitores vai ser responsável pelos filhos. Até ao ano de 2009 não havia dúvidas a este respeito e era, na grande maioria dos casos, dada à mãe a responsabilidade da criação dos descendentes do casal.

Face às transformações da sociedade, também esta ideia de longos anos, foi repensada surgindo a guarda partilhada dos filhos.

Diferença entre guarda unilateral e guarda partilhada

A guarda unilateral ou única consiste na responsabilização de um só progenitor, ou alguém no seu lugar, em relação aos filhos da família. Este passa a cumprir os deveres de pai e de mãe responsabilizando-se pelos cuidados de saúde, educação e conforto entre outros. O progenitor “escolhido” é o que melhores condições demonstrar quer económicas quer comportamentais. O outro progenitor fica apenas habilitado ao direito de o visitar em horários previamente estabelecidos.

Quanto à guarda partilhada, recentemente aprovada, a responsabilização por todos os assuntos do interesse dos menores é um dever de ambos os progenitores. Refere quem sabe que os menores desenvolvem desta forma, uma relação mais saudável com os seus progenitores e que os conflitos entre estes últimos são menores.

O objetivo inicial desta guarda partilhada era exatamente conseguir o restabelecimento das relações entre pais e filhos, uma vez que desta forma ficaria assegurada a subsistência de todos os interesses dos menores. Assim, o menor tem também garantida a sua estabilidade emocional e uma formação pessoal mais equilibrada.

Para além de tudo isto o contacto com os dois progenitores mantem-se constante e verificar-se uma maior cooperação entre os progenitores com um único fim: o bem-estar de quem amam.


Isabel Costa

Título: Guarda partilhada dos filhos. Sim ou não?

Autor: Isabel Costa (todos os textos)

Visitas: 0

648 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Vicente SilvaVicente

    18-08-2014 às 06:11:52

    Um tema bem polêmico mesmo. Será que partilhar vai fazer bem? Uma questão a pensar!

    ¬ Responder
  • lina maria

    17-06-2013 às 16:00:19

    sim concordo plenamente, sempre pleno bem estar de quem amamos e são parte mais importante e fruto dessas relações que por uma razão ou outra fracassou. mas os filhos são os homens do amanhã e seu crescimento físico e emocional fica bem mais protegido.

    ¬ Responder

Comentários - Guarda partilhada dos filhos. Sim ou não?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios