Gigantes jurássicos
Como o seu próprio nome sug, vagueava pela América do Sul, e viveu há cerca de noventa e oito milhões de anos.
O seu nome designa-se de Diplodoco e é considerado um dos dinossauros mais famosos.
Pertencia a um grupo conhecido como saurópedes e viveu no período do Jurássico superior, mais concretamente no Portlandiano, há cerca de milhões de anos.
Este dinossauro atingiu vinte e cinco metros de comprimento e foi encontrado na América. O maior , segundo os relatos da época, eram o seismosauro, que essencialmente significa "faz tremer a terra".
O seu enorme pescoço, característico, perfazia grande parte do corpo, embora haja ainda alguma discórdia sobres se este era vertical ou horizontal.
O seu crânio era retangular e continha órbitas enormes e fossas nasais, além da maxila longa e achatada, e do seu cérebro bastante pequeno.
Relativamente aos dentes, há estudos que indicam que ele se alimentava , usando uma técnica que consistia em agarrar o ramo de uma árvore com a maxila e puxá-lo para arrancar a folhagem.
Na verdade, o Diplodoco era o maior dinossauro do seu tempo, e dominou o espaço pelo menos alguns milhões de anos.
As suas patas eram enormes e carnudas, semelhantes ás dos elefantes. além disso eram também almofadadas para se adaptarem melhor ao solo.
O seu nome tem o significado de dupla viga, devid aos seus ossos terem a forma de um V nas vértebras da cauda.
Na sua anatomia inclui as vértebras, cauda, espinhos, cabeça, dentes e pernas.
em relação ao tamanho do corpo tinha uma cabeça muito pequenina e os dentes permitiam-lhe remover folhagens de ramos das àrvores.
A cauda concebia estabilidade a esta emorme criatura e usava-a como meio de defesa e aataque dos inimigos.
Ao lngo do seu dorso, havia espinhos triangulares nas suas vértebras.
O mais impressionante são as suas pernas que podiam pesar até 15 toneladas. Elas eram necessárias para suportar o seu grande peso corporal.
Toda a gente sabe da existência dos dinossauros, numa época diferente da nossa, cujo clima permitia que eles existissem.