Gastronomia e tradições do distrito de Portalegre
Na gastronomia portalegrense destacam-se varias especiarias, como por exemplo, as sopas, carnes, peixe, doçarias, entre outras.
As sopas e iguarias que se destacam na gastronomia do alto Alentejo são: A sopa de peixe de rio, a sopa de cação, a canja de pombo bravo, a sopa de beldroegas com figos e abrunhos, a sopa de batata com bacalhau, a sopa de batatas com pimento, a sopa de sarrabulho, a sopa de sarapatel, a sopa de hortelã, a sopa de cachola, as migas de espargos, as migas de miolo, as migas de tomate, e as migas de coentros.
Nos pratos de peixe gastronómicos realçam-se: a carpa grelhada e o ensopado de bacalhau.
Nos pratos de carne destaca-se: o ensopado de borrego, o lacão assado, a carne de porco ensacado, o cabrito de cachafrito, o cozido de grão, o cozido à moda do Crato, a lebre com feijão branco, o javali à moda de Atalaia, os maranhos à Belverense, o arroz de lebre, a perdiz de escabeche, a codorniz frita, o ratatau e os pezinhos de tomatada.
A cidade de Portalegre foi muito conhecida pela “cidade dos sete conventos”, devido a importância que tinham no passado os conventos de Portalegre. Em Portalegre existe uma tradição que é a confeção de doces conventuais que originaram das receitas do Convento de Santa Clara e do Convento de São Bernardo, respeitadas pelo povo portalegrense e pelos turistas.