Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Gastronomia e tradições do distrito de Portalegre

Gastronomia e tradições do distrito de Portalegre

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 228
Gastronomia e tradições do distrito de Portalegre

O magnífico distrito de Portalegre localizado no alto Alentejo é muito visitado, e procurado pelos turistas, não só pelas belas paisagens, e pelas maravilhas que nele existe mas também pela maravilhosa gastronomia que tanto se destaca no país inteiro.

Na gastronomia portalegrense destacam-se varias especiarias, como por exemplo, as sopas, carnes, peixe, doçarias, entre outras.

As sopas e iguarias que se destacam na gastronomia do alto Alentejo são: A sopa de peixe de rio, a sopa de cação, a canja de pombo bravo, a sopa de beldroegas com figos e abrunhos, a sopa de batata com bacalhau, a sopa de batatas com pimento, a sopa de sarrabulho, a sopa de sarapatel, a sopa de hortelã, a sopa de cachola, as migas de espargos, as migas de miolo, as migas de tomate, e as migas de coentros.

Nos pratos de peixe gastronómicos realçam-se: a carpa grelhada e o ensopado de bacalhau.
Nos pratos de carne destaca-se: o ensopado de borrego, o lacão assado, a carne de porco ensacado, o cabrito de cachafrito, o cozido de grão, o cozido à moda do Crato, a lebre com feijão branco, o javali à moda de Atalaia, os maranhos à Belverense, o arroz de lebre, a perdiz de escabeche, a codorniz frita, o ratatau e os pezinhos de tomatada.




Na doçaria encontram-se: as tortilhas de amêndoa, as sericaias, as boleimas, os tosquiados, as boleimas de maçã, os tecolameco, a enxovalhada, as costas, os fedelhos, os bolos fintos de Vaiamonte, o toucinho rançoso de Monforte, os rebuçados de ovos, as queijadas de Portalegre e os pastéis de Santa Clara.

Outras das especiarias muito famosas são: o queijo de Nisa, tem uma cor amarelada e é feito do leite de ovelha cru. No distrito de Portalegre também são muito tradicionais os enchidos devido às tão famosas matanças, alguns dos enchidos são o lombo branco, o painho de Portalegre, a farinheira, a morcela, e etc.

A cidade de Portalegre foi muito conhecida pela “cidade dos sete conventos”, devido a importância que tinham no passado os conventos de Portalegre. Em Portalegre existe uma tradição que é a confeção de doces conventuais que originaram das receitas do Convento de Santa Clara e do Convento de São Bernardo, respeitadas pelo povo portalegrense e pelos turistas.


Laura Andrade

Título: Gastronomia e tradições do distrito de Portalegre

Autor: Laura Andrade (todos os textos)

Visitas: 228

793 

Comentários - Gastronomia e tradições do distrito de Portalegre

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios