Férias das crianças- que dor de cabeça!
Como as férias excedem em muito os dias que os pais têm para descansar, torna-se éxtremamente difícil ocupar os dias das crianças e adolescentes.
Alguns recorrem à casa dos avós no campo ou de tios e primos, próximos da praia. Mas, como nem todos têm essa possibilidade, é imprescindível arranjar outros meios, como as colónias de férias, campismo, programas de escuteiros ou outras atividades.
Através de algumas escolas é possível inscreverem-se para atividades de tempos livres, campismo ou programas no estrangeiro, como por exemplo aprender outras línguas, nomeadamente o inglês, espanhol ou alemão.
Como nem todos têm essa possibilidade, alguns têm que programar coisas mais económicas, desde desportos ao ar livre,canoagem ou desportos radicais. .
Todas elas são interessantes, do ponto de vista intelectual e lúdico,enriquecendo o currículo e melhorando a comunicação.
Os que porventura não tiverem as atividades enumeradas ao seu alcance,podem ainda recorrer a cursos gratuitos de verão, como aperfeiçar línguas ou informática.
Em quase todas as cidades ou mesmo em vilas há cursos e atividades gratuitas para os mais carenciados.
Vale a pena tomar conhecimento deles nas juntas de freguesia ou mesmo pela net.
Há ainda os que gostam de fazer voluntariado nos parques de campismo, feiras anuais ou limpar florestas através do instituto da juventude. Aqui é possível inscreverem-se para trabalhos com uma pequena remuneração bastante interessante.
Enfim, pode dizer-se que há atividades de lazer para todos os gostos e idades.
Apesar de tudo, há crianças ou jovens que preferem descansar nas férias, jogar á bola, correr, brincar e conviver com os amigos.
Claro que é igiualmente saudável porque os mesmos têm hoje o tempo muito ocupado durante o ano letivo.
Os que porventura gostam de música podem aperfeiçoar nas férias os seus dons musicais, de canto ou outro.
Com a ajuda dos pais é possível passar as férias da melhor maneira, sem atrapalhar muito a destes. Isto porque têm que continuar a trabalhar e nem sempre estão disponíveis para os acompanhar.
O importante é que os tempos livres sejam aproveitados para desenvolver capacidades lúdicas ou de entretenimento, muito salutares para o crescimento físico e inteletual.
Os pais agradecem isso, tal como os filhos. Na realidade ambos ficam gratos por fazer bem a ambos.
Também vai gostar:
Comentários ( 5 ) recentes
- Luene
26-07-2014 às 21:21:52é uma grande loucura mesmo. Sugiro aos pais que programem as férias com as crianças para que as mesmas não fiquem entendiadas. As crianças são energéticas e precisam de novidades sempre! Pode ser brincadeiras ao ar livre, um jogo de mesa, piscina, futebol, filmes de ação, enfim, há muitas atividades bem interessantes.
¬ Responder - Carla Horta
16-09-2012 às 21:03:02De facto durante o período de férias muitos pais têm em mãos um verdadeiro problema - onde deixar os filhos de forma a que façam actividades divertidas e produtivas. Existem muitos locais e a oferta de serviços é vasta. lamentavelmente estes serviços são caros e os que são gratuitos oferecidos pelas Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia estão sempre esgotados.
¬ Responder - Sara
05-07-2012 às 10:41:00Realmente é uma dor de cabeça, pois nunca sei para onde os mando, se para um campo de férias, se com os avós, se para cursos intensivos ou para escolas de verão..
¬ Responder - Maria
05-07-2012 às 10:33:22Os meus filhos iram passar as férias entre mim e o meu ex-marido, e por sorte eu e ele temos as férias desencontradas, portanto da para estarmos todos mais a vontade e sem grandes problemas de stress para saber onde os colocar..
¬ Responder - Joel
05-07-2012 às 10:31:32Os meus filhos vão passar férias com os avós, assim sei que estão seguros e passam algum tempo com eles.
¬ Responder
Aproveito e posso descansar assim um pouco mais antes de ir ter com eles.