Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Férias das crianças- que dor de cabeça!

Férias das crianças- que dor de cabeça!

Categoria: Outros
Comentários: 5
Férias das crianças- que dor de cabeça!

A proximidade das férias é sem dúvida uma dor de cabeça para os pais, que trabalham a tempo inteiro e não têm com quem deixar os filhos.

Como as férias excedem em muito os dias que os pais têm para descansar, torna-se éxtremamente difícil ocupar os dias das crianças e adolescentes.

Alguns recorrem à casa dos avós no campo ou de tios e primos, próximos da praia. Mas, como nem todos têm essa possibilidade, é imprescindível arranjar outros meios, como as colónias de férias, campismo, programas de escuteiros ou outras atividades.

Através de algumas escolas é possível inscreverem-se para atividades de tempos livres, campismo ou programas no estrangeiro, como por exemplo aprender outras línguas, nomeadamente o inglês, espanhol ou alemão.

Como nem todos têm essa possibilidade, alguns têm que programar coisas mais económicas, desde desportos ao ar livre,canoagem ou desportos radicais. .

Todas elas são interessantes, do ponto de vista intelectual e lúdico,enriquecendo o currículo e melhorando a comunicação.

Os que porventura não tiverem as atividades enumeradas ao seu alcance,podem ainda recorrer a cursos gratuitos de verão, como aperfeiçar línguas ou informática.

Em quase todas as cidades ou mesmo em vilas há cursos e atividades gratuitas para os mais carenciados.

Vale a pena tomar conhecimento deles nas juntas de freguesia ou mesmo pela net.

Há ainda os que gostam de fazer voluntariado nos parques de campismo, feiras anuais ou limpar florestas através do instituto da juventude. Aqui é possível inscreverem-se para trabalhos com uma pequena remuneração bastante interessante.

Enfim, pode dizer-se que há atividades de lazer para todos os gostos e idades.

Apesar de tudo, há crianças ou jovens que preferem descansar nas férias, jogar á bola, correr, brincar e conviver com os amigos.

Claro que é igiualmente saudável porque os mesmos têm hoje o tempo muito ocupado durante o ano letivo.

Os que porventura gostam de música podem aperfeiçoar nas férias os seus dons musicais, de canto ou outro.

Com a ajuda dos pais é possível passar as férias da melhor maneira, sem atrapalhar muito a destes. Isto porque têm que continuar a trabalhar e nem sempre estão disponíveis para os acompanhar.

Quanto às crianças mais pequenas é mais difícil por terem que involuntáriamente ficar no infantário.

O importante é que os tempos livres sejam aproveitados para desenvolver capacidades lúdicas ou de entretenimento, muito salutares para o crescimento físico e inteletual.
Os pais agradecem isso, tal como os filhos. Na realidade ambos ficam gratos por fazer bem a ambos.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Férias das crianças- que dor de cabeça!

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

633 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    26-07-2014 às 21:21:52

    é uma grande loucura mesmo. Sugiro aos pais que programem as férias com as crianças para que as mesmas não fiquem entendiadas. As crianças são energéticas e precisam de novidades sempre! Pode ser brincadeiras ao ar livre, um jogo de mesa, piscina, futebol, filmes de ação, enfim, há muitas atividades bem interessantes.

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    16-09-2012 às 21:03:02

    De facto durante o período de férias muitos pais têm em mãos um verdadeiro problema - onde deixar os filhos de forma a que façam actividades divertidas e produtivas. Existem muitos locais e a oferta de serviços é vasta. lamentavelmente estes serviços são caros e os que são gratuitos oferecidos pelas Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia estão sempre esgotados.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSara

    05-07-2012 às 10:41:00

    Realmente é uma dor de cabeça, pois nunca sei para onde os mando, se para um campo de férias, se com os avós, se para cursos intensivos ou para escolas de verão..

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoMaria

    05-07-2012 às 10:33:22

    Os meus filhos iram passar as férias entre mim e o meu ex-marido, e por sorte eu e ele temos as férias desencontradas, portanto da para estarmos todos mais a vontade e sem grandes problemas de stress para saber onde os colocar..

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJoel

    05-07-2012 às 10:31:32

    Os meus filhos vão passar férias com os avós, assim sei que estão seguros e passam algum tempo com eles.
    Aproveito e posso descansar assim um pouco mais antes de ir ter com eles.

    ¬ Responder

Comentários - Férias das crianças- que dor de cabeça!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Cães e Humanos: Amizade por interesses

Ler próximo texto...

Tema: Animais Estimação
Cães e Humanos: Amizade por interesses\"Rua
Não é de hoje que os cães são considerados nossos melhores amigos, porém como toda amizade ela não é totalmente incondicional e livre de interesses, pense bem, você pode discordar a princípio, mas analise a fundo e verá que tenho razão.

Cães convivem conosco a mais de 10mil anos, foi lá atrás na pré história que essa amizade começou, uma das mais duradouras da história. Teorias dizem que essa conexão iniciou pois ambas as espécies precisavam de algo que não possuíam e juntos se completaram.

Em plena era do gelo onde a sobrevivência estava sendo testada a todo vapor, aquele lobo considerado mais corajoso se encontrou com um homem também corajoso e resolveram unir forças, talvez não conscientemente, mas deu certo para ambos, e ali iniciava uma amizade que duraria por milênios.

Nesse estágio da nossa história, corríamos perigo de sobrevivência; faltava comida, segurança e energia ! ... E então percebemos que esses lobos simpáticos poderiam nos dar uma vantagem na corrida contra a morte, afinal eles caçavam muito bem , coisa que tínhamos dificuldade em fazer pela falta de energia naquele momento; então pensamos, eles nos ajudam a caçar, nós dividimos o alimento e em troca eles ganham segurança e afeto, e foi assim que essa amizade nos ajudou a enfrentar todos os percalços do caminho, e hoje evoluímos tanto que não precisamos mais de seus serviços e ainda sim continuam sendo nossos melhores amigos, posso dizer então que realmente é uma amizade verdadeira, que surgiu da dificuldade e interesses mas que não se deixou abalar por nada.

Então, agora quando virmos alguém maltratar esses animais, desdenhar deles dizendo que "não prestam pra nada", "não fazem nada de útil", como a galinha que põe ovos, ou a vaca que dá leite, lembremo-nos o quão útil eles foram na nossa caminhada, não só no quesito físico mas também no emocional, numa época em que as aparências não importavam e nem o QI para se fazer um amigo, bastava ser corajoso o bastante pra ultrapassar barreiras e conhecer mais o outro, do jeito que ele viesse, garanto que vantagens incríveis nascerão dessa amizade, e não pense em vantagens como algo ruim, quando digo penso em a vantagem da gente se sentir o humano mais importante do mundo quando esses seres peludos nos olham nos olhos sem pedir mais nada em troca, damos e recebemos carinho como nunca, uma retribuição silenciosa a quem sempre esteve do nosso lado, no pior e melhor momento.

O maior interesse em uma amizade é que ela dure para sempre, e acho que com os Cães conseguimos isso.

Pesquisar mais textos:

Lara Lavic

Título:Cães e Humanos: Amizade por interesses

Autor:Lara Lavic(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios