Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Estereótipos

Estereótipos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 24
Comentários: 4
Estereótipos

Hoje em dia a nossa sociedade está cheia de estereótipos. Estes estereótipos baseiam-se em fatores como o corpo, a cor da pele, a forma de vestir, o escalão social, o tipo de música ouvido, o local de residência…

IT’S FUNNY ‘CAUSE SHE’S FAT
O estereótipo da gordura corporal é um dos mais usados, a pontos de ter sido usado para uma conhecida piada da internet: it’s funny ‘cause she’s fat – traduzindo – tem piada porque ela é gorda. Esta frase aplica-se muito nos comentários de posts humorísticos em que aparecem raparigas gordas em situações embaraçosas.

A questão de se gozar com as pessoas com excesso de peso é um mecanismo no nosso cérebro, o mesmo que nos faz rejeitar pessoas com aspeto pouco saudável. As pessoas obesas ou mesmo apenas com excesso de peso são menos saudáveis, em geral, que as magras, pois estão mais propensas a uma série de problemas, principalmente relacionados com o sistema cardiovascular.

No entanto, por muito inato que seja, este mecanismo merece ser contrariado, pois o Ser Humano, embora seja ainda um animal, desenvolveu racionalidade, e esta deve ser usada para não ferir os sentimentos dos seus semelhantes.

AMERICANS…
Mais um estereótipo da internet é a crença geral de que os americanos são pouco inteligentes e os asiáticos (principalmente os japoneses) são extremamente inteligentes.

Na realidade, há alguma base de lógica neste estereótipo; no entanto, não deve ser alargado à população em geral, pois existem pessoas de todos os tipos em todo o lado.

A crença de que os asiáticos são mais inteligentes que os americanos baseia-se em duas coisas:

*A Ásia possui uma História e cultura muito mais extensas que os Estados Unidos (pois em geral este estereótipo destina-se apenas aos cidadãos dos EUA), devido à sua fundação ter ocorrido vários séculos antes da dos Estados Unidos;

*O “sonho americano” e o capitalismo tornaram tudo fácil de ter e de atingir; por outro lado, os japoneses continuam a trabalhar arduamente pelo que desejam.

No entanto, não podemos pegar em exemplos únicos e rotular um povo deste modo.

AINDA POR CIMA É GÓTICA, AINDA TE ASSALTA A CASA…

Eis um exemplo pessoal que ouvi ontem. Uma rapariga, amiga de umas amigas minhas, foi a um café, pediu uma bebida e perguntou à empregada se podia levar o copo para fora do café. A empregada deixou, pedindo que depois o devolvesse. A empregada, por sua vez, é também minha conhecida. No entanto, usa um estilo de roupa denominado “Gótico”. Entretanto a rapariga que pediu o copo partiu-o. Ao dizer que ia entregar o copo, respondeu-lhe outra: Não vás, que ela é gótica, ainda te assalta a casa!

Porque motivo o estilo de roupa que uma pessoa usa implicaria modificações na sua integridade moral?

Concluíndo, não devemos julgar as pessoas por estereótipos. Devemos tomar conhecimento delas e julgá-las pela sua personalidade. E assim seremos todos mais felizes.


Patrícia Carvalho

Título: Estereótipos

Autor: Patrícia Carvalho (todos os textos)

Visitas: 24

798 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    28-07-2014 às 15:45:56

    Concordo também que não devemos julgar a pessoa por estereótipos. No entanto, nós mesmos fazemos isso constantemente quando uma pessoa com certo grau de riqueza nos vem à frente. Mudamos o jeito de cumprimentá-la, a olhamos com outros olhos. Já vi isso acontecer com muita frequência.

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    16-09-2012 às 21:55:25

    Parabéns. O seu texto está muito criativo, o tema é importante e transmite a mensagem correcta. Até que ponto acreditamos mesmo nestes estereótipos, como os alimentamos e como os transmitimos? Dá que pensar...

    ¬ Responder
  • Patrícia CarvalhoPatrícia Carvalho

    19-07-2012 às 17:01:00

    Diogo,
    Eu sou 9gagger, eu entendo que são piadas. No entanto foram apenas exemplos que dei por serem muito conhecidos. No nosso dia-a-dia vemos "aplicações práticas" dessas piadas, que muitas vezes são feitas com o intuito de ofender ou humilhar. Mas de facto tens razão, a melhor arma contra a descriminação é não ligar e entrar na brincadeira!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDiogo

    02-07-2012 às 11:38:59

    Acho que o não é de levar muito a sérios estes rótulos que se espalham cada vez mais por intermédio da Internet.. Pois muitos destes rótulos são apenas um método de se rir. E muitas das vezes não se pode levar estas piadas a sério, pois são para todos, e todos estão sujeitos a elas, por isso se em vez de ficar-mos ofendidos com elas, se nos juntarmos a elas, o mundo fica muito mais brilhante e divertido para todos...

    ¬ Responder

Comentários - Estereótipos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios