Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > ESPÉCIES INVASORAS

ESPÉCIES INVASORAS

Categoria: Outros
ESPÉCIES INVASORAS

Como podemos definir se uma espécie é invasora? Existem milhares de organismos, como plantas, animais, peixes e até mesmo fungos, que são retirados ou obrigados a se retirar de seus habitats e se adaptar ao novo local.

O homem é o principal responsável por esta dispersão geográfica, pois muitas vezes com o progresso faz com que certas espécies migrem para outros locais, mas também existem casos de dispersão intencional, onde o indivíduo leva consigo uma espécie de um ecossistema para seu lar e com o tempo cansa do mesmo e acaba soltando próximo de seu domicílio, fazendo com que o animal ou planta seja forçada a se adaptar, tornando-se um invasor.

Podemos citar diversas espécies invasoras no Brasil, como por exemplo a Nêspera, originária do Japão, o famoso Capim Gordura, que se adapta muito bem ao nosso clima, originário da África, o Bagre Africano, famoso predador, o Lagarto Tupinambis, que existe em larga escala na Ilha de Fernando de Noronha, que alimenta-se de ovos das aves nativas e muitas outras. Inclusive na área da Saúde somos atacados por invasores famosos , como os vírus Ebóla, Aids e Dengue.

Agora vamos falar de um invasor que já chegou a dizimar milhares de aves em vários países do mundo, o H1N5, descoberto por pesquisadores chineses, que detectaram este vírus em aves selvagens que habitavam o lago Qinghai, localizado a noroeste da China. Este vírus foi responsável pelo abatimento de milhares de Patos e Frangos em toda a Ásia em meados de 2003, inclusive não é certo o grau de violência deste vírus e nem quais espécies é capaz de afetar, nem se pode ser responsável pela morte de seres humanos.

Já no ano de 2009, sofreu uma variação, H1N1, a gripe suína , que também foi uma imensa invasão biológica, causando até mesmo uma pandemia em alguns países, inclusive transmissível ao ser humano, pois o contágio se dá através do ar, ou pelo contato das fezes de pacientes já infectados.

É um trabalho árduo e exaustivo o catálogo e controle das espécies invasoras, no Brasil é feito com muita capacidade pelo Ministério do Meio Ambiente, que criou o Pro-Bio (Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira, que é responsável por este controle, onde detecta, diagnóstica e controla estas espécies.


Ewerton Baptista

Título: ESPÉCIES INVASORAS

Autor: Ewerton Baptista (todos os textos)

Visitas: 0

16 

Comentários - ESPÉCIES INVASORAS

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios