Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > ESPÉCIES INVASORAS

ESPÉCIES INVASORAS

Categoria: Outros
ESPÉCIES INVASORAS

Como podemos definir se uma espécie é invasora? Existem milhares de organismos, como plantas, animais, peixes e até mesmo fungos, que são retirados ou obrigados a se retirar de seus habitats e se adaptar ao novo local.

O homem é o principal responsável por esta dispersão geográfica, pois muitas vezes com o progresso faz com que certas espécies migrem para outros locais, mas também existem casos de dispersão intencional, onde o indivíduo leva consigo uma espécie de um ecossistema para seu lar e com o tempo cansa do mesmo e acaba soltando próximo de seu domicílio, fazendo com que o animal ou planta seja forçada a se adaptar, tornando-se um invasor.

Podemos citar diversas espécies invasoras no Brasil, como por exemplo a Nêspera, originária do Japão, o famoso Capim Gordura, que se adapta muito bem ao nosso clima, originário da África, o Bagre Africano, famoso predador, o Lagarto Tupinambis, que existe em larga escala na Ilha de Fernando de Noronha, que alimenta-se de ovos das aves nativas e muitas outras. Inclusive na área da Saúde somos atacados por invasores famosos , como os vírus Ebóla, Aids e Dengue.

Agora vamos falar de um invasor que já chegou a dizimar milhares de aves em vários países do mundo, o H1N5, descoberto por pesquisadores chineses, que detectaram este vírus em aves selvagens que habitavam o lago Qinghai, localizado a noroeste da China. Este vírus foi responsável pelo abatimento de milhares de Patos e Frangos em toda a Ásia em meados de 2003, inclusive não é certo o grau de violência deste vírus e nem quais espécies é capaz de afetar, nem se pode ser responsável pela morte de seres humanos.

Já no ano de 2009, sofreu uma variação, H1N1, a gripe suína , que também foi uma imensa invasão biológica, causando até mesmo uma pandemia em alguns países, inclusive transmissível ao ser humano, pois o contágio se dá através do ar, ou pelo contato das fezes de pacientes já infectados.

É um trabalho árduo e exaustivo o catálogo e controle das espécies invasoras, no Brasil é feito com muita capacidade pelo Ministério do Meio Ambiente, que criou o Pro-Bio (Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira, que é responsável por este controle, onde detecta, diagnóstica e controla estas espécies.


Ewerton Baptista

Título: ESPÉCIES INVASORAS

Autor: Ewerton Baptista (todos os textos)

Visitas: 0

16 

Comentários - ESPÉCIES INVASORAS

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios