Ensine seu filho a lidar com o dinheiro
Até os 5 Anos: Deixe a criança ir com você à feira, mercado ou na padaria. Fala sobre dinheiro perto dela e sobre a importância de pesquisar preços.
- Nesses locais, fale a seu filho pagar a conta e pedir troco.
- Deixe a criança acostumada a ouvir termos como: caro, barato, isso vale mais a pena, conferir conta.
- O deixe pensar: é melhor adquirir um chocolate ou dois pacotes de biscoito? Pegue produtos que tenham o mesmo valor e que façam com que a criança escolha um deles.
- Lição: Deixe que seu filho conheça e pratique a comparação de preços. Isso irá fazer com que ela entenda desde a infância o valor do dinheiro.
Dos 6 aos 14 anos:
- Comece a dar semanada, e não mesada. As crianças não tem muita noção de tempo, por isso, fazer com que elas esperem um mês para receber o dinheiro pode deixa-las desanimadas.
- Não conecte o valor a um gasto específico, como a merenda escolar. O seu filho pode escolher com o que ele deseja gastar.
- Incentive a criança a poupar. Quando ela juntar i valor do brinquedo que quer comprar leve-a a loja para comprar o produto e deixe-a vivenciar essa conquista.
- Após os 10 anos de idade os filhos já podem receber mesada. Seu valor pode aumentar, mas sem exageros.
- Não vincule a mesada à execução de tarefas domésticas e nem a notas altas na escola.
Lição: Ela aprenderá a importância de ter o próprio dinheiro e que poupar vale a pena para conseguir o que se deseja. Não observar o dinheiro somente como recompensa.
Dos 15 anos em diante:
- Os pais podem aumentar um pouco o valor da mesada. Caso ele gaste mais do que deve, é importante dialogar para definir se o valor é suficiente, mas ele não deve ser muito alto.
Lição: Nesta fase ele deverá entender como funciona quando um indivíduo precisa fazer uma dívida e aprender que precisa arcar com seus acordos financeiros.
Também vai gostar:
Comentários ( 3 ) recentes
- Vicente
18-08-2014 às 00:03:53Algo muito útil e necessário começar a lidar com dinheiro desde pequeno mesmo. Brutal!
¬ Responder - Sílvia Baptista
26-10-2012 às 22:15:24Olá Daiany, muito bom o seu texto. Penso que orientar a criança sobre as finanças ajudará muito na fase adulta, quando de fato precisará lidar com o assunto.
¬ Responder
Um abraço! - Wallace Randal
17-09-2012 às 14:08:25Realmente, lidar com dinheiro é complicado até para os adultos. As crianças precisam saber que dinheiro não cai do céu, mas de fato elas também precisam ter a liberdade de gastar o que ganham do jeito que elas quiserem. Cabem aos pais orientá-los de forma a fazer a melhor escolha, para que não haja arrependimentos ou para que elas não gastem tudo de uma só vez.
¬ Responder