Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Educação sexual - abordagem aos jovens

Educação sexual - abordagem aos jovens

Categoria: Outros
Visitas: 5
Educação sexual - abordagem aos jovens

Os jovens precisam de informações objetivas e sem tabus sobre s... e sexualidade para abordarem as suas relações sexuais com segurança e responsabilidade. A educação sexual deve cobrir uma ampla gama de tópicos, incluindo a biologia da reprodução, os relacionamentos, a sexualidade, a contracepção e as doenças sexualmente transmissíveis. Os modelos mais influentes para os jovens são os pais e encarregados de educação. No entanto, não serão estes os primeiros a ser abordados sobre o tema...

Os estudos já realizados mostram os jovens querem falar com os pais e encarregados de educação sobre saúde sexual. Muitos pais, entretanto, não sabem por onde começar ou podem sentir algum desconforto com essas conversas, mas evitar o assunto não vai parar a curiosidade nem impedir os filhos de fazerem s... .

O grau de abertura dos jovens é muito maior quando este assunto surge e eles procuram nos pais informações diretas e respostas às suas perguntas, reduzindo o risco de relacionamentos doentios, s...indesejado, gravidez não planeada e doenças sexualmente transmissíveis.




Mais do que nunca, os mídia constantemente expõem os jovens a imagens e histórias sobre s.... Eles também podem conversar com os amigos ou procurar on-line as respostas para as suas perguntas e dúvidas, mas a informação que irão adquirir nem sempre será precisa ou positiva.

A maioria dos jovens procura, mais tarde ou mais cedo, informações sobre saúde sexual. Procuram a mãe ou o pai,um amigo ou amiga, aproveitam a informação divulgada nas escolas através do programa de saúde ou conversam diretamente com o seu médico.

Os estudos também comprovam que falar aos jovens sobre o s...não os incentiva à experiência sexual. Eles também mostram que os jovens que recebem educação sexual abrangente têm um menor risco de gravidez não planeada e são mais propensos a atrasar a sua primeira experiência sexual.

Tente usar momentos do quotidiano para começar a falar sobre s.... Os programas de TV, reportagens e tópicos de rádio podem ser excelentes pontos de partida. Tente perguntar ao seu filho, "O que você acha sobre isso? 'Ou' Concordas com o que eles disseram?"

O papel do género (masculino e feminino) é uma parte fundamental das relações sexuais. Os jovens aprendem sobre relacionamentos adultos observando como os pais e encarregados de educação interagem, o que pode depois influenciar as suas próprias relações sexuais.

Os jovens precisam aprender que num relacionamento, a contracepção é da responsabilidade de ambos os parceiros. Aos jovens e especialmente às mulheres deve ser dada informação rigorosa sobre a contracepção, as doenças e a gravidez não planeada para ajudá-los a tomar decisões informadas.

A maioria dos jovens experimentam em algum momento a sua iniciação sexual e proibi-los de ter relações sexuais em casa não vai impedi-los de ter experiências sexuais. Você terá de decidir sobre as regras básicas sobre o comportamento sexual em sua casa, que podem incluir ou não se o seu filho está autorizado a ter o seu parceiro em seu quarto ou a passar a noite. O melhor momento para decidir sobre essas regras é quando estiver a abordar o assunto abertamente.

É importante conversar com o seu filho sobre a contracepção e sobre como praticar s...seguro. As razões que levam alguns jovens a não usar contracepção incluem a falta de conhecimento, preocupar-se com a descoberta por parte dos pais, pensar que o uso de contracepção significa que eles são promíscuos ou que o planeamento para o s... quebra a espontaneidade e ainda estar sob a influência de álcool e outras drogas.


Ruben Duarte

Título: Educação sexual - abordagem aos jovens

Autor: Ruben Duarte (todos os textos)

Visitas: 5

629 

Comentários - Educação sexual - abordagem aos jovens

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios