É Possível Viajar No Tempo?
No decorrer dos anos, muitos escritores e diretores tiveram ideias de diversos tipos de máquinas do tempo, porém ainda não foi construída nenhuma no mundo real. Acredita-se que as possibilidades de viagem no tempo se darão por meio de fenômenos naturais, que nos transportarão instantaneamente de um ponto para outro.
A viagem no tempo será feita, provavelmente, por meio de fenômenos naturais que nos transportarão instantaneamente de um ponto para outro. Há alguns fenômenos espaciais que, não sabemos ao certo se existem que são: Buracos negros , Buracos de minhoca e Cordas cósmicas.
De acordo com o físico teórico Nikodem Poplawski (2010), “Talvez os massivos buracos negros que existem no centro da Via Láctea e outras galáxias sejam portais para outros universos”.
Um tipo de buraco negro, que poderia ser utilizado como portal para viajar no tempo, são os buracos negros rotativos, propostos, em 1936, pelo matemático neozelandês Roy Kerr.
Nessa teoria, as estrelas que estariam morrendo colapsariam em um anel de nêutrons rotativo que produziria força centrífuga suficiente para impedir a formação de uma singularidade.
Entretanto, acredita-se que, caso existam os buracos de Kerr, talvez seja possível atravessá-los e sair num buraco branco. Esse buraco teria a função inversa à do buraco negro.
Portanto, em vez de atrair tudo que estiver ao alcance de sua força gravitacional para dentro de si, ele usaria algum tipo de matéria exótica com energia negativa para empurrar tudo para longe de si.
A forma mais famosa de matéria exótica, atualmente, é a misteriosa matéria escura.
Esse tipo de matéria, que instiga os cientistas da área, não emite luz. Trata-se de uma força misteriosa que age na gravidade, unindo as galáxias. Segundo o professor pesquisador do IFSC-USP, Luiz Vitor de Souza (2012): “É algo possível, mas não detectado pela teoria, pois é uma massa com características muito particulares, ou seja, suas partículas não se comportam como as partículas que temos aqui perto da Terra”.
Além disso, os buracos de minhoca enfatizam essa possibilidade de mobilidade espaço-temporal juntamente com os buracos negros. Esses buracos de minhoca servem de atalho levando em consideração a curvatura do espaço. Eles encurtam o espaço e promovem uma mobilidade instantânea. São buracos que funcionam na teoria, mas alguns físicos acreditam nas suas existências.
Assim, essa hipótese não está descartada, uma vez que sua teoria resume numa possibilidade de viagem no tempo e funciona. Entretanto, é sabido que, na prática, a sua possibilidade de existência se torna impossível com a atual física que temos.
Outra teoria, proposta pelo físico inglês Tom Kibble, é a das Cordas Cósmicas que se comportam como tubos extremamente finos e longos. Caso existam, elas teriam sido formadas na infância do Universo, após a explosão do Big Bang.
Essas cordas cósmicas gerariam uma enorme quantidade de atração gravitacional sobre quaisquer objetos que passassem perto delas. Os objetos presos a uma corda cósmica poderiam viajar a velocidades incríveis e, já que a força gravitacional delas distorce o espaço-tempo, elas poderiam ser usadas em viagens no tempo.
Assim como ainda não foi descartada nenhuma possibilidade, também não sabemos se todas essas possibilidades podem funcionar um dia, uma vez que na teoria tudo funciona.